TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido De Anatomia Animal

Exames: Estudo Dirigido De Anatomia Animal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  1.640 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo Dirigido

1) Descreva a posição anatômica dos animais quadrúpedes, considerando todos os aspectos fundamentais.

R: animal em pé, com os quatro membros estendidos e apoiados no solo, pescoço com ângulo de 145º com o dorso, cabeça ereta e os olhos num mesmo plano horinzontal

2) Cite as partes que compõe a divisão do corpo de um animal.

R: Cranial, caudal, dorsal, ventral e lateral

3) Conceitue planos de delimitação e cite-os.

R: É um corte imaginário através do corpo que é orientado em ângulo reto (perpendicularmente) aos outros dois. Planos Transversais: um plano que atravessa o corpo e divide-o em partes cranial e caudal. Planos frontal\dorsal: divide o corpo em em partes dorsal e ventral. Planos sargitais: Plano que corre pelo comprimento do corpo, divide em partes direita e esquerda, não necessáriamente iguais. Sargital mediano: divide o corpo em direita esquerda, em metades iguais.

5) Cite os eixos de construção do corpo de um animal.

R: Eixo sagital: disposto verticalmente e unindo o centro do plano dorsal ao centro do plano ventral (cima\baixo) Eixo longitudinal\horizontal: se estende horizontalmente do centro do plano cranial ao centro do plano caudal. Eixo transversal ou latero-lateral: disposto também horizontalmente, mas unindo entre si os centros dos planos laterais direito e esquerdo.

6) Defina plano sagital mediano.

R: plano que corre pelo centro do corpo no sentido do comprimento e divide-o em metades IGUAIS, esquerda e direita

7) Diferencie os termos: medial, lateral, média e intermédia.

R: Os termos lateral e medial são utilizados para designar estruturas que tenham como ponto de referência o plano sagital mediano, assim quando uma estrutura se encontra proximo ao plano mediano é medial ou situa-se medialmente em relação ao outro que lhe fica lateralmente. O termo intermedio serve para designar uma posição intermediária entre um orgão que lhe é lateral e outro que lhe é medial, já o termo mediano é empregado para orgãos que ficam ao nível do plano sargital mediano.

8) Cite 3 funções do sistema esquelético.

R: Sustentação, arcabouço e reserva de minerais

9) Como se classifica o esqueleto? O que encontramos em cada tipo de esqueleto?

R: é classificado em endoesqueleto e exoesqueleto. No endoesqueleto encontraamos um conjunto de ossos, cartilagens e ligamentos. No exoesqueleto encontramos queratina.

10) Defina osso pneumático. Dê um exemplo.

R: São ossos ocos (cavitários) revestidos por uma mucosa e servem para aliviar o peso corporal. Exemplo: ossos frontais, maxiliares, palatinos.

11) Defina osso plano. Dê um exemplo.

R: possuem comprimento e larguras proporcionais. São ossos finos e achatados, sua estrutura é como sanduiche de osso esponjoso que consiste em duas placas finas de osso compactado separadas por uma camada de osso esponjoso, muitos ossos do cranio são planos. Exemplo: escápula

12) Defina osso curto. Dê um exemplo.

R: Possuem comprimento, largura e espessura proporcionais. Os ossos curtos tem forma de pequenos cubos. Eles consistem em um núcleo de osso esponjoso coberto por uma fina camada de osso compacto. Exemplo: ossos do carpo de do tarso.

13) Defina osso longo. Dê um exemplo.

R: São relativamente mais longos do que largos. A maior parte dos ossos dos membros são ossos longos. Estes ossos tem em geral, forma cilindrica alongada com extremidades alargadas . Exemplo Rádio, fêmur

14) Defina osso irregular. Dê um exemplo.

R: São ossos que não se enquadram na categoria longo, curto ou achatados, ou apresentam carateriscas de mais de um, ou possuem características irregulares. Exemplo: as vertebras, ossos sesamoides, e patela.

15) O que é periósteo? Comente sobre as suas camadas.

R: É uma membrana resistente de tecido conjuntivo fibroso que envolve a região da diáfase como uma bainha. Possui uma camada externa fIbrosa (com função de proteção) e uma interna mais celularizada, com capacidade osteogênica.

16) Por que os ossos são considerados ossos vivos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com