TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares

Monografias: Estudos Disciplinares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  2.859 Visualizações

Página 1 de 7

gunta 1

A arte revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade. Assim, uma função igualmente importante que o ensino da arte tem a cumprir diz respeito à dimensão social das manifestações artísticas. Todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:

c.o conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente. Isso quer dizer que criar e conhecer são dissociáveis e a flexibilidade não é condição fundamental para aprender;

• Pergunta 2

A prática de ensino, que utiliza o audiovisual como recurso, considera que as emoções são propulsoras da aprendizagem. Nesse sentido, os filmes entretêm a audiência, incentivam o sonho e a imaginação e despertam o interesse, além de promover exercícios de tomada de posição pelo ato de discordar ou concordar com visões apresentadas por seus autores. Considerando essa proposição, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:

Respostas: a.Assistir a um filme significa ter que concordar com ele ou ter que compactuar com o que é projetado na tela. Tome-se como exemplo assistir ao filme de Daniel Filho sobre a vida de Chico Xavier, personalidade que deu visibilidade à doutrina espírita no Brasil. O filme possibilita ter uma ideia dessa filosofia e permite que o espectador a tome para si.

Pergunta -3

Em 2003, pela primeira vez os vestibulares incluíram títulos de filmes. A primeira universidade a lançar a lista de filmes foi a Universidade Federal da Bahia. A lista foi a seguinte:

Filmes indicados para o vestibular da UFBA

"O Auto da Compadecida", de Guel Arraes, 1999.

"Carlota Joaquina, Princesa do Brasil", de Carla Camurati, 1995.

"O Carteiro e o Poeta", de Machael Radford, 1994.

"Central do Brasil", de Walter Salles, 1998.

"Dodeskaden", de Akira Kurosawa, 2001.

"Eu, Tu, Eles", de Andrucha Waddington, 2000.

"A Excêntrica Família de Antonia", de Marleen Gorris, 1996.

"A Hora da Estrela", de Suzana Amaral, 1985.

"Inteligência Artificial", de Steven Spielberg, 2001.

"Memórias Póstumas de Brás Cubas", de André Klotzel, 1999.

De acordo com a lista, pode-se inferir que:

I. o vestibulando precisa ter uma bagagem literária para identificar, na lista, determinados títulos associados a textos literários;

II. no mundo globalizado é importante o vestibulando ser capaz de fazer a leitura de todos os meios de comunicação, como outdoor, livros, internet, multimídia, filmes etc;

III. em uma análise menos linguística e mais semiótica da obra fílmica, espera-se que o vestibulando busque conhecimento crítico.

Indique a alternativa correta:

c. todas as inferências são adequadas;

• Pergunta 4

O cineasta francês Alain Bergala afirma que um bom filme é aquele em que os personagens existem verdadeiramente, não apenas como suporte da narração e em que o mundo em torno deles existe também. Essa afirmação pode ser relacionada com um dos filmes brasileiros de maior bilheteria, mas que sofre preconceito da crítica. O filme é:

d. “Os Trapalhões e o Mágico de Oróz”, de Dedé Santana e Victor Lustosa, 1984.

• Pergunta 5

O cinema possui linguagem própria. Essa linguagem é:

e.o conjunto de planos, ângulos, movimentos de câmera e recursos de montagem que compõem o universo de um filme.

• Pergunta 6

O que tem o cinema a ver com educação e criação?

I. Com o cinema na escola não se ensina mais isso ou aquilo, e sim o abandono; a potência de não ser mais isso ou aquilo. A experiência com o cinema instala-se na insegurança, estranhamento e instabilidade da criação.

II. O cinema tem a intensidade de nos confrontar com uma ação estética de forte dimensão política, na qual a partir da realidade se inventa o real.

III. Na escola, o cinema se insere como potência de invenção, experiência intensificada de fruição estético/política em que a percepção da possibilidade de invenção de mundos é o fim em si.

Indique a alternativa correta:

e. todas as afirmações estão adequadas.

• Pergunta 7

Os irmãos Lumière – os diretores franceses Auguste (1862-1954) e Louis (1864-1948) – são responsáveis pela primeira exibição pública de uma imagem em movimento (em 1895) e, por isso, são considerados, muitas vezes, como os fundadores da sétima arte. Seus filmes mostravam acontecimentos comuns: operários saindo da fábrica em Lyon, ondas agitando-se no mar etc. Em 1896 inauguraram, na Rússia, a primeira sala de projeções cinematográficas. “Chegada do trem à cidade” (L'arrivée à la ciotat, 1895) foi a primeira projeção cinematográfica exibida ao público, em 28/12/1895. Palavras de Georges Meliès, presente na exibição: "A mostra começou com uma fotografia estática que depois de alguns segundos começou a se mover. O trem apareceu e acelerou em direção ao público. Nós estávamos estonteados por este espetáculo". Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com