TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução: As ideias de Lamarck

Trabalho acadêmico: Evolução: As ideias de Lamarck. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 6

COLÉGIO ESTADUAL “FREDERICO JAYME”

EVOLUÇÃO

Alunos

3ª Série “G” - Noturno

Trabalho destinado à matéria de Biologia

representada pela professora Daura.

RIO VERDE – GO

2013

As ideias de Lamarck

Lamarck, naturalista francês, foi o primeiro a propor uma teoria sintética da evolução. Sua teoria foi publicada em 1809, no livro Filosofia Zoológica. Ele dizia que formas de vida mais simples surgem a partir da matéria inanimada por geração espontânea e progridem a um estágio de maior complexidade e perfeição.

Em sua teoria, Lamarck sustentou que a progressão dos organismos era guiada pelo meio ambiente: se o ambiente sofre modificações, os organismos procuram adaptar-se a ele.

Nesse processo de adaptação, um ou mais órgãos são mais usados do que outros. O uso ou o desuso dos diferentes órgãos alterariam características do corpo, e estas características seriam transmitidas para as próximas gerações. Assim, ao longo do tempo os organismos se modificariam, podendo dar origem as novas espécies.

Segundo Lamarck, portanto, o princípio evolutivo estaria baseado em duas leis fundamentais:

Lei do uso ou desuso: no processo de adaptação ao meio, o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que elas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem;

Um exemplo clássico da lei do uso e do desuso é o crescimento do pescoço da girafa. Segundo Lamarck: Devido ao esforço da girafa para comer as folhas das arvores mais altas o pescoço do mesmo acabou crescendo.

Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: alterações no corpo do organismo provocadas pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.

As Ideias de Darwin

Charles Darwin, naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.

Os princípios básicos das ideias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo:

• Os indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações em todos os caracteres, não sendo, portanto, idênticos entre si.

• Todo organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes. Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam à idade adulta.

• O número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações.

• Assim, há grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivíduos poucos atinge a maturidade, o que mantém constante o número de indivíduos na espécie.

• Na "luta" pela vida, organismos com variações favoráveis ás condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos organismos com variações menos favoráveis.

• Os organismos com essas variações vantajosas têm maiores chances de deixar descendentes. Como há transmissão de caracteres de pais para filhos, estes apresentam essas variações vantajosas.

• Assim, ao longo das gerações, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos mantém ou melhora o grau de adaptação destes ao meio.

Seleção Natural

É um processo da evolução proposto por Charles Darwin para explicar a adaptação e especialização dos seres vivos conforme evidenciado pelo registro fóssil. Outros mecanismos de evolução incluem deriva genética, fluxo gênico e pressão de mutação.

O conceito básico de seleção natural é que características favoráveis são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e as características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns.

Estudo dos fósseis

É considerado fóssil qualquer indício da presença de organismos que viveram em tempos remotos da Terra. As partes duras do corpo dos organismos são as mais frequentemente conservadas nos processos de fossilização, mas existem casos em que a parte mole do corpo também é preservada. Em casos de insetos encontrados em âmbar, eles eram recobertos pela resina pegajosa eliminada pelos pinheiros e morriam. A resina endurecia transformando-se em âmbar, e o inseto ali contido era preservado com detalhes de sua estrutura.

Também são consideradas fósseis impressões deixadas por organismos que viveram em eras passadas, como pegadas de animais extintos, e impressões de folhas, penas de aves extintas e da superfície da pele de dinossauros.

Observando-se os fósseis dos organismos que viveram no passado, pode-se obter uma série de semelhanças e diferenças com organismos atuais. Isso nos permite analisar as modificações ocorridas nestes organismos, e assim, traçar padrões evolutivos.

Migração

Os instintos migratórios se desenvolveram em diferentes espécies por diferentes razões, mas, na maioria das vezes, eles constituem respostas à pressão populacional. A maioria das migrações segue o padrão "deixar um lugar frio em troca de um lugar quente, e depois retornar no verão". Assim, por que uma espécie viveria em um lugar frio demais para ela durante parte do ano?

A primeira hipótese seria a de que os animais inicialmente viviam em áreas que eram quentes ao longo de todo o ano e, com isso, não precisavam migrar. À medida que as populações cresciam, os recursos escasseavam. Nos meses quentes as localidades do norte eram relativamente hospitaleiras e, por isso, alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com