TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAMARCK

Resenha: LAMARCK. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  Resenha  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

Lamarck, através de suas observações, propõe o lamarckismo, hipótese que fundamenta se em duas premissas, sendo elas a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos. A primeira defende a teoria de que os órgãos utilizados pelo indivíduo com maior frequência se desenvolve mais, e aqueles pouco utilizados tendem se a atrofiar. A segunda teoria diz que todas as características adquiridas pelo individuo são transmitidas para os seus descendentes. Embora Lamarck tenha contribuído bastante para a biologia evolutiva, hoje a teoria da herança dos caracteres adquiridos e totalmente desacreditada.

Darwin, por sua vez, propôs teorias evolucionistas mais contundentes, dando a origem ao darwinismo. As principais teorias darwinistas são: reprodução, que defende que todas as são capazes de se reproduzir, e seus descendentes tem igual dever de se reproduzirem também; hereditariedade, em que, todas as espécies têm que apresentar características daqueles que lhe deram origem; variação, uma forma genética de permitir a diversidade da espécie; seleção natural, em que os indivíduos são selecionados pelo ambiente. Tais teorias são amplamente aceitas e Darwin hoje é um dos expoentes da biologia evolutiva.

Posteriormente, surge o neodarwinismo, ou Teoria Moderna da Evolução proposta por vários pesquisadores com base nas teorias neodarwinistas, englobando conceitos não só evolucionistas como também genéticos.

Conclusão que as teorias de Darwin foram mais aceitas, pelo fato de serem cientificamente comprovadas. Lamarck teve grande influencia na biologia evolutiva, mas sua teoria da herança dos caracteres adquiridos não foi comprovada cientificamente. Tornando Darwin o cientista mais aceitado na biologia da evolução das espécies.

Charles Darwin elogiou Lamarck na terceira edição da "A Origem das Espécies" por ele apoiar o conceito da evolução e por ter contribuído para divulgá-lo. Darwin aceitava a ideia do uso e do desuso, e desenvolveu a sua teoria da pangênese em parte para explicar esse fenômeno. Não foi Darwin que refutou a teoria dos caracteres adquiridos, mas sim a descoberta dos mecanismos celulares da hereditariedade e da genética, ideias que Darwin reconheceu que precisava para completar a sua teoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com