TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício De Imunologia

Monografias: Exercício De Imunologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  1.413 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício de Imunologia: HEMATOPOIESE

Responder as questões com base no seu resumo sobre hematopoies

1. Quais são as linhagens que dão origem às células sanguíneas? Quais são as células formadas em cada uma dessas linhagens? Hemocitoblastos ou Células-tronco hematopoiéticas são células precursoras dos glóbulos sanguíneos, de acordo com a teoria monofilética. É uma das denominações utilizadas para designar a célula-tronco hematopoiética pluripotente (ou multipotente) da medula óssea, de origem mesenquimatosa, e que, por sua vez, forma todos os elementos figurados do sangue. Dão origem a diversos tipos de células do sangue, da linhagem mielóide (monócitos e macrófagos, neutrófilos, basófilos, eosinófilos, eritrócitos, megacariócitos/plaquetas, células dendríticas) e da linhagem linfóide (linfócitos T, linfócitos B, célula exterminadora natural).

2. Quais são os órgãos do sistema imunológico? Quais suas funções? Observação: os órgãos linfóides são classificados em Primários e Secundários. Falar sobre ambos.

Os tecidos e órgãos do sistema imunológico podem ser classificados em primários e secundários. Os primeiros são os principais sítios de desenvolvimento dos linfócitos e os segundos fornecem o ambiente no qual os linfócitos podem interagir entre si, com células acessórias e com antígenos. É nos órgãos chamados primários é o local em que os linfócitos se diferenciam a partir de células pluripotentes, proliferam e amadurecem em células funcionais e é neles que os linfócitos adquirem seu repertório antígeno-específicos, que permitem sua ação contra tais antígenos, com os quais os organismos se defrontam durante a vida. Neles ocorre ainda seleção das células para tolerância aos auto-antígenos (próprios do organismo), tornando-se capazes de reconhecer somente antígenos estranhos.São representados nos mamíferos pelo timo, onde amadurecem as células T, e pelo fígado e a medula óssea, nos quais amadurecem as células B. O fígado é o local de amadurecimento somente durante a vida fetal.

Os órgãos ditos secundários compreendem o baço, os linfonodos (também denominados nódulos linfáticos), as placas de Peyer, a medula óssea e as tonsilas. As células presentes nesses tecidos secundários tiveram origem nos tecidos primários, migraram pela circulação e atingiram tais tecidos.

3. Quais são as funções básicas das seguintes células sangüíneas:

Neutrófilos= Eles são responsáveis por envolver as células doentes matando-as a seguir e são especializados no combate à bactérias e fungos.

Monócitos= Eles podem ser identificados através do leucograma e passam a ser chamados de macrófagos quando saem do sangue e penetram em algum tecido, a fim de o defender de algum invasores.

Eosinófilos= células do sistema imune responsáveis pela ação contra parasitas multicelulares e certas infecções nos vertebrados. Junto com os mastócitos, também controlam mecanismos associados com a alergia e asma.

Basófilos= Célula envolvida nas reações de hipersensibilidade imediata, acredita-se que também participam de processos alérgicos; produzem histamina e heparina.

Linfócitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com