TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios

Por:   •  29/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  1.439 Visualizações

Página 1 de 3

GERMINAÇÃO E DORMÊNCIA

1) Qual é a diferença entre sementes ortodoxas e recalcitrantes?

Sementes ortodoxas são aquelas que podem ser secadas e armazenadas por um longo período de tempo, a baixas temperaturas, sem perder sua capacidade de germinar, já as sementes recalcitrantes, são aquelas que perdem rapidamente sua viabilidade, não suportando secagem e armazenamento.

2) Qual é o primeiro evento que acontece durante a germinação e qual é a sua importância?

O primeiro evento que ocorre na germinação é a absorção de água pela semente. A importância é que á medida que a semente vai se enchendo de água, a casca se rompe, permitindo a entrada de oxigênio (muito importante para as células do embrião).

3) Qual é a diferença entre dormência e quiescência?

Dormência é um fenômeno no qual a semente viável, isto é, aquela que apresenta todas as condições ambientais necessárias para germinação, não germina, já uma semente quiescente é aquela que inicia e completa o processo germinativo quando não existe insuficiência de fatores do ambiente e não há a presença de elementos tóxicos, como indicadores químicos capazes de impedir a germinação.

4) Quais são as importâncias da dormência de sementes?

A importância da dormência de semente é que só conseguem germinar após alguns estímulos do ambiente, garantindo o tempo requerido para a dispersão da semente por uma maior distância geográfica. Ela também maximiza a possibilidade de sobrevivência da plântula, evitando a germinação sob condições desfavoráveis.

5) Quais são as importâncias da dormência das gemas?

A importância da dormência das gemas é sincronizar tanto o desenvolvimento como a floração dos indivíduos de uma mesma espécie.

6) Quais são os possíveis fatores responsáveis pela quebra de dormência?

Existem muitas maneiras de quebrar ou superar a dormência das sementes, isto é, fazer com que possam germinar mais rapidamente e de maneira mais uniforme. Algumas delas são: raspagem da casca (escarificação mecânica), uso de água quente e fria, uso de ácidos (escarificação química), etc. A técnica mais simples e mais usada é a de colocar as sementes em água fria de 12 a 24 horas (algaroba) ou ainda 1 minuto em água quente e 24 horas em água fria (leucena e sabiá, desde que as mesmas não sejam recém colhidas).

7) Quais as condições necessárias à germinação?

As condições necessárias para a germinação da planta são:

* Grande quantidade de água.

* Temperatura adequada.

* Presença de oxigénio.

Com a absorção de água o protoplasma entra em ação. A quantidade de água absorvida é tão elevada que muitas vezes a semente aumenta dez vezes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com