TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Numa Organização De Autogestão A Coletividade Exerce Os Poderes Do Governo Por Meio Da ação Direta". (FONSECA (1994, P. 88).

Ensaios: "Numa Organização De Autogestão A Coletividade Exerce Os Poderes Do Governo Por Meio Da ação Direta". (FONSECA (1994, P. 88).. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2014  •  9.394 Palavras (38 Páginas)  •  878 Visualizações

Página 1 de 38

ILMA CAMPOS PÓLVORA

UM OLHAR SOBRE A SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOAQUIM MARQUES MONTEIRO EM JEQUIÉ/BA.

JEQUIÉ/BA

2013

ILMA CAMPOS PÓLVORA

UM OLHAR SOBRE A SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOAQUIM MARQUES MONTEIRO EM JEQUIÉ/BA

Monografia apresentada como pré-requisito para a obtenção do Título de Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Orientador: Profº Esp. Antônio Rocha

JEQUIÉ/BA

2013

ILMA CAMPOS PÓLVORA

UM OLHAR SOBRE A SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOAQUIM MARQUES MONTEIRO EM JEQUIÉ/BA

Monografia apresentada à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) como requisito parcial para conclusão do Curso de Graduação em Pedagogia.

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________________________________

Profª Esp. Rosangela Fagundes

UNEB

___________________________________________________________________

Prof. Esp. Karine Nascimento Silva

FAMAM

Profª Esp. Lana Karina Nascimento Novaes

FAPEC

JEQUIÉ/BA

2013

Dedico esta, como todas as minhas conquistas, à minha mãe Ilza Campos (em memória), ao meu esposo Joseniltom Paixão, aos meus filhos Rafael e Ícaro Gabriel, encorajando-me a enfrentar todos os momentos difíceis da vida.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus primeiramente, pelo cuidado, pela força e coragem de chegar até aqui, pois não sei o que seria de mim sem a fé que eu tenho nele.

A minha mãe (em memória), que lutou para me proporcionar o caminho do conhecimento de forma humilde, mas honesta.

A meu esposo Joseniltom Paixão pelo incentivo nas horas que eu mais precisei.

A meus amados e preciosos presentes de Deus, meus dois filhos, Rafael e Ícaro Gabriel que, com muito carinho e apoio, não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida.

Ao meu orientador Antônio Rocha pela paciência na orientação e incentivo que tornaram possível a realização desse trabalho.

A mestranda karine Nascimento pelo apoio e ajuda incondicional.

Aos meus amigos e colegas pelo incentivo constante.

"Procure a liberdade que as suas verdades oferecem e lembre-se de não aprisionar ninguém em seus julgamentos. Cada um de nós é um ser singular da criação. É um livro inédito, um romance inesquecível e deve ser amado e respeitado tal qual se apresenta."

JOSÉ ANTÔNIO, Ana Cristina Vargas¹ - O Bispo Amor e sexualidade face a face

_________________________________________________________________________________

¹ VARGAS, Ana Cristina. ANTÔNIO, José. O Bispo Amor e sexualidade face a face. São Paulo, 2007.

PÓLVORA, Ilma Campos. Um olhar sobre a sexualidade no ensino fundamental da Escola Municipal Dr. Joaquim Marques Monteiro em Jequié/BA. 71 fls. Monografia do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

RESUMO

O presente trabalho trata do tema “Um olhar sobre a sexualidade no Ensino Fundamental da Escola Municipal Dr. Joaquim Marques Monteiro em Jequié/Bahia”. O estudo visa identificar o perfil, os interesses, expectativas e perspectivas pessoais bem como profissionais dos professores ministrantes da disciplina Educação e Sexualidade do período vespertino. Buscou-se entender o fenômeno, compreendendo de que forma a sexualidade é abordada pelos professores da referida escola, pois os jovens possuem diversas informações sobre o tema, porém nem sempre de maneira que possibilite a vivência de uma sexualidade saudável, sendo que alguns conhecimentos são velados e até mesmo com tendências higienistas, biologizantes e de reprodução humana. A escolha desse objeto de estudo se deve a observações a posturas sobre a sexualidade adotada pelos alunos da Escola Municipal Dr. Joaquim Marques Monteiro. Muitos alunos da referida escola não observam a prática sexual como uma manifestação afetiva, mas externam com tratamentos ríspidos e agressivos.

O estudo tem como meta refletir quais as concepções curriculares presentes nas práticas docentes acerca de tal temática, além de perceber os conflitos e desafios presentes no ensino e na abordagem do referente assunto. Este trabalho se encontra estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo trata dos diálogos sobre a multifacetada sexualidade humana: impasses e subjetividades e do contexto histórico e cultural do conceito sobre sexualidade a partir dos conceitos oferecidos por López (1999), Soares (1985),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com