TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Circulatório

Ensaio: Exercícios Circulatório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Ensaio  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 01

A) Faça uma descrição anatômica da morfologia do coração: cavidades (átrios e ventrículos), vasos da base, valvas do coração, septos do coração e artérias coronárias.

O coração possui 4 cavidades, sendo elas:

2 átrios, direito e esquerdo, separado pelo septo inter atrial: Situados na base do coração, cada átrio possui um apêndice, o qual visto na superfície externa, se assemelha a orelha de animal e recebe por isso o nome de aurícula, sendo a direita maior que a esquerda. Separados pelo septo átrio ventricular, temos na porção inferior

2 ventrículos, direito e esquerdo, separados pelo septo interventricular.

Há também os vasos da base:

Veia cava superior, veia cava inferior, tronco pulmonar (na porção anterior do átrio direito), No átrio esquerdo desembocam as veias pulmonares direita e esquerda e do ventrículo esquerdo sai a artéria Aorta, que é de onde o sangue sai do coração para ser bombeado para o corpo. As valvas do coração servem para impedir que o sangue volte de uma cavidade para outra, são elas:

Valva do tronco pulmonar, valva da aorta, valva atrioventricular direita(tricúspide) e valva atrioventricular esquerda (bicúspide). Além das artérias coronárias direita e esquerda.

B) Descreva as circulações sistêmica e pulmonar. Qual destas pode ser considerada como uma circulação funcional? Por quê?

Circulação Pulmonar: Nesse tipo de circulação, o sangue rico em gás carbônico sai, é oxigenado e volta ao coração.

Circulação Sistêmica: O sangue sai do coração para o corpo onde irriga os tecidos. Nestes há trocas gasosas e o sangue rico em gás carbônico volta para o coração.

A circulação pulmonar é considerada funcional, pois ela segue um roteiro , é ele: Coração-Pulmão-Coração.

QUESTÃO 02

A) Cite e descreva as características dos diferentes tipos de Tecido Muscular.

_Tecido liso: O músculo liso está principalmente presente nas vísceras e contrai-se lenta e involuntariamente. Ele pode ser encontrado nas paredes de órgãos internos e estruturas como o estômago, o intestino, os pulmões e os vasos sanguíneos.

Tecido muscular cardíaco:O tecido estriado cardíaco está na constituição do coração, a bomba propulsora do sistema circulatório humano. Esse tecido tem contração rápida, involuntária e rítmica, possuindo células ramificadas que se associam em discos intercalares proporcionando uma forte adesão celular e comunicação/propagação do impulso elétrico.

O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com