TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exposição Ludwig

Dissertações: Exposição Ludwig. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 3

Localizado na Rua Álvares Penteado, 112, o edifício foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil. Em 1927, após uma reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Pujol, tornou-se o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil na capital. O CCBB São Paulo é o terceiro museu/centro cultural mais visitado no País.

A visita à exposição Visões foi também minha primeira ao CCBB. O acesso foi fácil, e o edifício é imponente e clássico e a arquitetura impressiona.

Comentários sobre a exposição.

Exposição de parte da diversificada coleção de Ludwig, coleção esta reunida por ele e sua esposa Irene Ludwig, no século XX. As obras foram dispostas nos quatro andares do prédio e subsolo, divididas por salas e ambientes. Cerca de 80 obras mostram diferentes vertentes artísticas, entre quadros, fotos e esculturas de materiais diversos.

A exposição torna possível a interação do público com obras de diferentes períodos estéticos, e a observação da arte vista através de Peter Ludwig e sua paixão pela aquisição destas.

É disponibilizado folder informativo, com breve descrição de quem foi o colecionador, quais estilos artísticos estão expostos, e qual o objetivo da mostra. Durante minha visita vi a presença de pessoas (em geral duas) sendo orientadas por monitores, mas não recebi informações sobre como a visita monitorada funciona.

Pesquisa

A exposição chama-se Visões na Coleção Ludwig, pois é exposto parte do acervo do colecionador Peter Ludwig.

Peter Ludwig estudou história da arte, arqueologia, história e filosofia em Mainz (Alemanha). Em 1951, casou-se com Irene Monheim (filha de um dos alemães mais importantes na indústria do chocolate), com quem compartilhava o interesse pelas artes. Na mesma época tornou-se diretor na empresa Monheim Schokolade, ao mesmo tempo em que começou a se dedicar à sua coleção de arte ao lado da esposa. A partir dos anos 70, suas atividades como colecionador aumentaram ao ponto de adquirir ao menos uma obra por dia. É tido como o primeiro colecionador na Europa a reconhecer o valor da pop art americana e ficou famoso por comprar trabalhos de Roy Lichtenstein e Jasper Johns, que atualmente alcançam valores expressivos por conta da sua relevância artística, ressaltando desta maneira o seu olhar visionário e pioneiro. Atualmente suas coleções são distribuídas em museus de diversos países.

Análise das obras

Obra I

James Rosenquist

Mastro de bombeiro

Série de 41

Serigrafia sobre papel

Descrição

A obra mostra chamas (cores amarelo e vermelho) ao fundo. No centro vemos pernas entrelaçadas a um mastro, vestindo calça azul e sapato preto, ambos sem grandes detalhes.

Observando a pintura, tive a visão da profissão (bombeiro), porém a posição das pernas me deu ideia de dança com movimento suave e pés soltos, aparentemente não exercendo grande pressão na posição retratada, e apesar do cenário com labaredas ao fundo a observação me remeteu à leveza. Posteriormente, através de pesquisa, vi que a descrição é de que a pintura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com