TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração De DNA Da Banana

Trabalho Universitário: Extração De DNA Da Banana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/1/2015  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  1.309 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

James Watson (um geneticista microbiano americano) e Francis Crick (um físico inglês) esclareceram a estrutura do DNA em 1953. Seu modelo de estrutura do DNA foi revolucionário. Eles propuseram uma definição para o gene em termos químicos e, ao fazer isso, abriram o caminho para a compreensão da ação e hereditariedade em termos moleculares.

A história começa na primeira metade do século XX, quando os resultados de vários experimentos levaram os cientistas a concluir que o DNA, e não outra molécula biológica (tal como carboidratos ou gorduras) é o material genético. O DNA é uma molécula simples feita de apenas quatro blocos estruturais diferentes (os quatro nucleotídeos). Era, portanto, necessário compreender como esta molécula tão simples podia ser o mapa para a incrível diversidade de organismos no planeta.

O modelo da dupla hélice proposto por Watson e Crick foi constituído com base em resultados de cientistas anteriores. Eles se basearam em descobertas pioneiras da composição química do DNA e as proporções de suas bases. Além disso, as imagens de difração de raios X revelaram aos olhos bem-treinados que o DNA é uma hélice de dimensões precisas. Watson e Crick concluíram que o DNA é uma dupla hélice composta de dois filamentos de nucleotídeos ligados que se enrolam um ao outro.

A estrutura proposta do material hereditário imediatamente sugeriu como ele poderia servir como mapa e como poderia ser transmitido através das gerações. Primeiro, a informação para fazer um organismo foi codificada na sequência das bases de nucleotídeos que compõem os dois filamentos da hélice de DNA. Segundo, devido às regras da complementaridade de bases descobertas por Watson e Crick, a sequência de um filamento dita a sequência do outro filamento. Deste modo, a informação genética na sequência de DNA podia ser passada de uma geração para a seguinte tendo cada um dos filamentos separados de DNA servido como molde para produzir novas cópias da molécula.

Objetivo:

O objetivo da aula foi observar o DNA da banana. Para isso ocorrer tem-se que quebrar a parede celular (macerando a banana), logo após, romper a membrana plasmática, usando o detergente. Utilizar o sal para afundar a proteína e separar do DNA. Depois disso o DNA estará solto, mas como o mesmo é solúvel em água, é necessário usar o álcool para destaca-lo. Feito isso, é possível observar pequenas bolinhas parecidas com algodão, este é o DNA.

Materiais:

 Banana

 Sacos plásticos para maceração da banana

 Colher de sopa

 Colher de chá

 Copos de vidro transparente

 Sal de cozinha

 Detergente neutro.

 Álcool comercial 98% (gelado)

 Papel Filtro ou peneiras.

 Bastão de vidro ou colher

Método:

A aula foi ministrada no dia 27 de setembro de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com