TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO: Extração de DNA da Banana

Por:   •  5/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  5.572 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Amazonas[pic 1][pic 2]

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia

Licenciatura em Ciências: Química e Biologia

Bioquímica

Josely Albuquerque

Relatório de Aula prática

Julho - 2014

Itacoatiara-Amazonas

Universidade Federal do Amazonas[pic 3][pic 4]

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia

Licenciatura em Ciências: Química e Biologia

Bioquímica

Relatório de Aula prática

Extração do DNA da Banana

Relatório apresentado a Universidade Federal do Amazonas – ICET, do Curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia, com o requisito parcial para da disciplina Bioquímica a Professora. Gisele de Fatima leite Souza

Julho - 2014

Itacoatiara-Amazonas

Extração caseira do DNA da banana

  1. Introdução

Os ácidos nucléicos são as maiores moléculas encontradas no mundo vivo e responsável pelo controle dos processos vitais básicos de todos os seres vivos. Por isso são consideradas as “moléculas mestras da vida”. (Paulino 2007)

DNA é a sigla que abrevia o termo ácido desoxirribonucleico, que é a maior macromolécula celular, formado a partir da união de compostos químicos chamados nucleotídeos. O nucleotídeo é formado por 3 substâncias, uma base nitrogenada, que pode ser adenina, guanina, timina ou citosina; sendo que estas bases são complementares, tendo no DNA os seguintes ligantes: Adenina–Timina e Guanina–Citosina, possuem como constituintes básicos, um grupamento fosfato e um glicídio do grupo das pentoses, que no caso do DNA é a desoxirribose. O DNA é a estrutura que identifica os seres vivos e apresenta características próprias que permite, mesmo em indivíduos de uma mesma espécie, diferenciá-los. Mesmo sendo de uma mesma espécie e/ou família, seja animal ou vegetal. (Laurence 2005)

Os ácidos desoxirribonucleicos (DNAs) são as moléculas informacionais, através das quais são sintetizadas todas as proteínas do organismo. Como a banana tem como característica o fato de apresentar várias cópias de cromossomos em cada célula, Esta minudência por sua vez facilita a visualização de seu DNA a olho nu. (Laurence 2005).

  1. Materiais

Saco plástico tipo “zip loc”

1 banana

1 peneira

3 tubos de ensaio

1 lâmina

1 béquer de 500ml

1 béquer de 250 ml

1 béquer com 150 ml de solução de extração de DNA

1 colher de chá

1 colher de sopa

1 funil

Água

Detergente

Sal

Álcool etílico (92,8 INPM)

Suporte para tubo de ensaio

  1. Procedimento Experimental

Passo 1: Macerando a banana

Foi tirada a casca da banana. Em seguida a banana foi colocada em um saco plástico para maceração e foi pressionada entre os dedos ate obter uma pasta quase homogênea.

Passo 2: Preparo da solução para extração de DNA

Em um béquer foi preparado a solução de extração de DNA, foi misturado 150ml de água, uma colher de sopa de detergente e uma colher de chá de sal de cozinha. Mexeu-se cuidadosamente para não fazer espuma.

Passo 3:

Colocou-se cerca de 50ml da solução de extração do DNA sobre a massa da banana, foi vedado o saco e misturado levemente por cerca de 15 minutos.

Passo 4: Incubando

Incubou-se em temperatura ambiente por 30 minutos.

Passo 5:

Colocou-se uma peneira sobre um béquer limpo os pedaços de banana. Foi dividido o liquido resultante em dois ou três tubos de ensaio com o auxilio do funil. Foi colocado cerca de 3 dedos no fundo do tubo.

Passo 6: Finalização

Foi despejada delicadamente sobre a solução nos tubos uma quantidade de álcool comum maior que o volume da banana. Não misturar o álcool com a solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (205.7 Kb)   docx (233.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com