TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dna Da Banana

Pesquisas Acadêmicas: Dna Da Banana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 4

SIMPEQUI - 10º Simpósio Brasileiro de Educação Química

TÍTULO: Extração do DNA da banana: aliando teoria e prática no ensino de ácidos nucleicos em Bioquímica.

AUTORES: Cruz, V.L.G. (UFPI) ; Sousa, P.B. (UFPI) ; Sousa, L.M. (UFPI) ; Passos, A.G.F. (UFPI) ; Leal, R.C. (UFPI)

RESUMO: É conhecido que a experimentação aliada à teoria pode tornar o ensino mais eficaz. Em bioquímica, o conteúdo de ácidos nucleicos pode ser contextualizado e aplicado na prática através de experimentação de extração de DNA. Através da análise dos resultados pode-se discutir conceitos básicos sobre o conteúdo de ácidos nucleicos, em especial DNA.

PALAVRAS CHAVES: experimentação no ensino; extração de DNA; banana

INTRODUÇÃO: No ensino de química é notável a dificuldade dos alunos em visualizar e compreender certos conteúdos repassados em sala de aula, e um dos fatores que contribuem para tal problema é a ausência de uma abordagem prática dos mesmos por meio de experimentos (SUART; MARCONDES; LAMAS, 2010). A experimentação no ensino de ciências apresenta-se como uma tática eficiente para a criação de problemas reais que estimulam a contextualização e questionamentos de investigação por parte dos alunos, além de apresentar diversas funções tais como ilustrar um princípio, desenvolver atividades práticas, testar hipóteses, etc. Do contrário, na ausência de uma relação direta entre teoria e prática, os conteúdos abordados não se apresentam como condescendentes à formação do indivíduo ou contribuem muito pouco ao desenvolvimento cognitivo do mesmo (GUIMARÃES, 2009). Assim sendo, a elaboração do conhecimento científico apresenta-se dependente de uma abordagem experimental, uma vez que a organização do mesmo ocorre preferivelmente concomitante a processos de investigação (GIORDAN, 1999). O objetivo desse trabalho é mostrar um experimento de extração de DNA da banana como proposta didática estratégica para aulas práticas de bioquímica.

MATERIAL E MÉTODOS: A extração do DNA da banana configura-se em um exemplo de prática experimental, que pode ser realizado inclusive na própria sala de aula, envolvendo quatro etapas: 1) maceramento, 2) lise dos tecidos e células; 3) remoção de proteínas e outros fragmentos de material do DNA; e 4) precipitação do DNA (LIMA; FRACETO, 2007). Os materiais utilizados para realização deste experimento foram: ½ banana, sal de cozinha (4 g), água destilada (60 mL), álcool etílico gelado (-5 °C), detergente comercial neutro (6 mL), papel de filtro, funil, 2 béqueres (500 mL e 100 mL), tubo de ensaio, bastão de vidro e saco plástico transparente. O experimento foi iniciado com o maceramento da banana no saco plástico. Em seguida, uma solução intitulada lise (água + detergente + cloreto de sódio) foi preparada e misturada durante 2 minutos à massa da banana macerada. A mistura (lise + banana macerada) foi então filtrada utilizando o papel filtro, o funil e o tubo de ensaio. Ao filtrado foi então adicionado lentamente o álcool etílico até que o volume inicial da solução fosse dobrado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a metodologia previamente realizada o professor pode abordar o conhecimento envolvido em cada passo, como descrito a seguir. A banana é macerada para que os constituintes da solução de lise (água, detergente e cloreto de sódio) atinjam mais facilmente todas as células da fruta. A solução de lise misturada à massa resultante da banana deu origem a uma solução liquefeita da polpa da fruta. O detergente presente na solução de lise ocasionou o rompimento da bicamada lipídica que compõe a membrana plasmática das células da banana (onde está contido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com