TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Monografia: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Monografia  •  5.280 Palavras (22 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE IGUAÇU

FACULDADES DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DENGUE NO BRASIL: O PAPEL DO EDUCADOR NA PREVENÇÃO.

CARLOS FERREIRA DE AMORIM JUNIOR

THALYTA SANTORO SILVA

NOVA IGUAÇU

2013

CARLOS FERREIRA DE AMORIM JUNIOR

THALYTA SANTORO SILVA

DENGUE NO BRASIL: O PAPEL DO EDUCADOR NA PREVENÇÃO

NOVA IGUAÇU

NOVA IGUAÇU

2013

CARLOS FERREIRA DE AMORIM JUNIOR

THALYTA SANTORO SILVA

DENGUE NO BRASIL: O PAPEL DO EDUCADOR NA PREVENÇÃO

.

Monografia aprovada com requisitos básicos para obtenção do título de licenciatura em Ciências Biológicas, Faculdade de Biológia – FB, Universidade Iguaçu – UNIG. Sob a orientação da Professora MSc. Paula Alessandra de Souza Mantilla Giehl.

Banca Examinadora:

Data da aprovação: / 07 / 2013.

Presidente

_______________________________________

Prof. Paula Alessandra de S. Mantilla Giehl

Orientadora

1º Examinador _______________________________________

Prof. César Elinaldo da Silva

DEDICATORIA

Dedico este na primeiramente a Deus que nos deu a oportunidade de chegar ate aqui, com saúde e humildade, depois aos nossos pais que muitas vezes abdicaram de seus sonhos para que realizássemos os nossos. Aos mestres que muito nos ensinaram e levaremos pra frente. E a todos que nos acompanharam nesta jornada.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a nossas famílias pelo incentivo. Eu Thalyta em especial ao meu padrasto e minha mãe, que se dedicou este tempo todo junto comigo, e não me deixaram desistir nunca.

Agradecemos a nossa Orientadora Paula Mantilla pela dedicação e paciência. Aos amigos que aqui conhecemos e também caminharam juntos todos em buscas do mesmo sonho.

“A vida é pra quem topa qualquer parada e não pra quem para em qualquer topada!” (Bob Marley).

RESUMO

O presente trabalho tem como tema de estudo a dengue, e sua avaliação abordando a situação do Brasil. Essa situação constitui-se igualmente num dos mais importantes problemas de saúde pública em vários outros países. Doença que pode ser de curso benigno ou grave dependendo da forma que se apresente (Clássica ou febril hemorrágica da dengue). Atualmente é a mais importante arbovirose que afeta o ser humano, esta sendo transmitida através do mosquito Aedes aegypt, cujo, apresenta manchas brancas, tendo um ciclo de vida que dura de 30 a 35 dias. O vetor transmissor é sempre a fêmea, pois esta se alimenta do sangue, onde se passa o vírus. Costumam se proliferar em águas paradas e ambientes tropicais com temperatura superior a 25°C. Aborda-se também no trabalho um estudo de análise das ações educativas para prevenção e o controle da dengue, destacando a necessidade de ações que revigorem a possibilidade dos cidadãos terem o poder e a responsabilidade pela própria história e pelo processo de construção de sua cidadania, através do educador e órgão públicos. Contudo para excelência e eficácia precisamos de mais informações, mais preparo dos educadores para transmitir de maneira eficiente a todas gerações escolares para que o saber continuo combata a arbovirose introduzida no ambiente.

Palavra-chave: Dengue, Aedes Aegyptis,

ABSTRACT

This work is the subject of study dengue, and its evaluation addressing the situation in Brazil. This situation also constitutes one of the most important public health problems in many other countries. Disease that can be benign or severe depending on who reports (Classic or dengue haemorrhagic fever). Currently is the most important arboviral disease that affects humans, is being transmitted through the mosquito Aedes aegypti, which presents white spots having a life cycle that lasts 30-35 days.The transmission vector is always female, because that feeds on the blood, where passes vírus.Costumam proliferate in stagnant water and tropical environments with temperatures above 25 ° C. Also be addressed in the work study analysis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com