TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fantoche

Seminário: Fantoche. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  Seminário  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

Fantoche Bem Fácil de Fazer

Sempre gostei de fantoches. No entanto, somente esses dias decidi me aventurar no fabrico de um desses adoráveis brinquedos.

Após pesquisar muito na net, e, é claro, depois de alguns exemplares fracassados, finalmente fui feliz e obtive êxito na confecção de um.

O primeiro que fiz ficou muito bom. Tão logo foi criado, de imediato recebeu o apelido carinhoso de Chico Antônio. Quem realmente gostou dele foi minha sobrinha pequenina, que de cara o pediu para si. Na foto abaixo o apresento a você que lê este texto.

O mais complicado na confecção de um fantoche deste da imagem acima, é a cabeça, pois nela fica a parte mais importante desse brinquedo: a boca. De certa forma, é a partir dela que o boneco ganha vida, por permitir que pronuncie suas peripécias típicas. Ademais, tem que comportar a mão daquele que dará vida ao mesmo.

Optei por fazer um fantoche de espuma, devido ser mais fácil o manuseio e trabalho com este material. Com certeza, há maior complicação ao se trabalhar com tecido(pano) como matéria prima, já que é necessário utilizar, muitas vezes, uma máquina de costura. Além do mais, a espuma pode ser facilmente cortada e colada, ao contrário do tecido que deve ser costurado. Assim, é possível que qualquer pessoa, mesmo aquelas sem habilidade alguma, possa fazer seu próprio fantoche de forma bem fácil e simples. Aliás, este é o lema deste blog, que qualquer pessoa possa fazer diversas coisas sozinhas de um maneira simples e descomplicada.

A seguir, apresento minha técnica para a confecção de um desses divertidos brinquedos, adorado pelas crianças e jovens; e, porque não, pelos adultos também!

Material:

Espuma;

Estilete;

Tesoura;

Molde do fantoche;

Cola de contato;

Cola quente, com respectiva pistola;

EVA para fazer a boca, língua, olhos e sobrancelhas;

Lã para fazer os cabelos.

Inicie pela cabeça, a partir do molde da mesma. Use o estilete para cortar a espuma. Confira as fotos abaixo:

Molde da cabeça do fantoche

Detalhe do corte do molde feito com o auxílio do estilete

Observe a sequência de fotos para entender como colar as partes que constituirão a cabeça do fantoche, como também aquelas que formarão o seu corpo.Utilize a cola de contato para colar a espuma sobre a espuma e a cola quente para as demais colagens. Eu utilizei a cola de contato brascoplast, mas você pode fazer uso daquela que mais lhe agrade:

Cole as abas para formar a parte superior da cabeça. Essa cavidade visualizada nesta foto é o local onde é inserida a mão

Detalhe,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com