TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fator respiratório

Seminário: Fator respiratório. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Seminário  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Quociente Respiratório

O nosso consumo calórico pode ser utilizado medindo os nossos gases respiratórios. Este método de estimação do consumo energético denomina-se de calorimetria indirecta, recorrendo-se ao intercâmbio respiratório de VCO2 e VO2 (Wilmore & Costill, 1994). O Quociente Respiratório (QR) é o resultado do quociente entre o VCO2 e o VO2. Trata-se de um método indirecto para estimar o Limiar Anaeróbio.

QR = VCO2 / VO2

A calorimetria indirecta mede a quantidade de CO2 libertado (VCO2) e de O2 consumido (VO2) (Wilmore & Costill, 1994). Ao atingirmos o valor de steady-state utilizamos a nomenclatura QR ao invés de R. Este último parâmetro representa um valor dinâmico uma vez que ainda não foi atingido o estado estacionário.

Segundo Gomes pereira (S/d a) durante um esforço sub-máximo realizado em condições de steady-state os valores de QR podem dar-nos a conhecer o tipo de substrato energético que está a ser predominantemente oxidado. Vários estudos apontam para valores de QR sistematicamente mais baixos, em níveis de intensidade submáxima, como resultados de incrementos no potencial oxidativo celular por efeito da actividade muscular sistemática realizada em condições aeróbias. Segundo Magalhães e Soares (1999) a calorimetria indirecta é usada com bons resultados em exercício em steady-state.

No quadro 2 apresentamos os equivalentes calóricos de HC e Lípidos e sua relação com QR.

Em repouso o valor de QR oscila geralmente entre 0.78 e 0.80. Durante o exercício, os músculos vão dependendo de forma crescente dos HC na produção energética, tendo como consequência um QR mais elevado. À medida que se vão utilizando mais HC o valor de QR aproxima-se de 1 (Wilmore & Costill, 1994).

Magalhães e Soares (1999) referem algumas limitações à utilização do QR. Segundo estes autores os reservatórios de CO2 podem alterar as suas concentrações em exercício intenso e por hiperventilação. Deste modo o CO2 libertado nos pulmões pode não representar o CO2 produzido nos tecidos. Por outro lado o aumento do QR num exercício incremental não é linear. Há um aumento significativo no início do exercício (de baixa intensidade) e estabilização posterior (com o atingir do steady-state) para voltar a aumentar com a intensidade.

Quadro 2. Equivalentes calóricos dos HC e Lípidos e sua relação com o QR (adaptado de Wilmore & Costill, 1994)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com