TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia

Artigos Científicos: Fisioterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  270 Visualizações

Memblana plasmatica é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.

Especificações de uma memblana:

Microvilosidades: trata-se de diminutas expansões digitiformes na superfície celular, projetadas para o meio extracelular, ampliando, deste modo, a área de absorção da célula.

Interdigitações: propiciam uma melhor conexão das células entre si num tecido, descrevendo saliências e reentrâncias que se encaixam nas reentrâncias e saliências das células adjacentes.

Desmossomos: são especializações da superfície celular que assim como as Inter digitações visam uma maior fixação de uma célula às células circunvizinhas. São dispostas irregularmente ao longo das membranas de separação de células contíguas.

Cílios e flagelos: também são englobados nas especializações da membrana celular. Apresentam-se como expansões celulares delgadas e altamente móveis que contribuem para a movimentação celular ou com o surgimento de correntes líquidas ao redor da célula.

Conceito de memblana plasmática:

A membrana celular, plasmática ou citoplasmática é uma fina película, invisível ao microscópio óptico (MO) e visível ao microscópio eletrônico, formada principalmente por lípidos e proteínas, que reveste as células e define os seus limites. A estrutura da membrana depende da película bimolecular que formam os lípidos e que serve de barreira para as substâncias hidrossolúveis e sua principal função é selecionar ou barrar certas substancia que estão dentro ou a caminho célula.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com