TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flora microbiana do corpo

Artigo: Flora microbiana do corpo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Artigo  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 5

O conjunto de bactérias que existem normalmente em determinada parte do organismo, é denominado de flora microbiana. Ao nascer, o homem recebe as primeiras bactérias que dão início à formação de sua flora normal e que estão distribuídas por várias regiões do corpo, que estão em contato com o meio externo, como pele, cavidade oral e vias aéreas superiores, aparelho digestório, vagina, uretra anterior, conjuntiva e ouvido.

Cada uma das regiões habitadas possui uma flora com características próprias, demonstrando à não uniformidade quanto à quantidade e qualidade.

Um indivíduo saudável convive harmoniosamente com a flora microbiana normal, que se estabelece (coloniza) em determinados locais do corpo. A flora microbiana normal que geralmente ocupa um local é denominada flora residente. Ao invés de causar doença, a flora residente geralmente protege o corpo contra os microrganismos causadores de doença. Quando alterada, a flora residente rapidamente se recupera. Os microrganismos que colonizam o hospedeiro durante algumas horas ou semanas, mas não de forma permanente, são denominados flora temporária.

Os fatores ambientais (p.ex., dieta, condições sanitárias, poluição do ar e hábitos de higiene) influenciam quais espécies compõem a flora residente de um indivíduo. Por exemplo, os lactobacilos são microrganismos que vivem comumente no intestino dos indivíduos que consomem uma grande quantidade de produtos laticínios. O Hemophilus influenzae é uma bactéria que coloniza as vias respiratórias dos indivíduos que apresentam doença pulmonar obstrutiva crônica. Sob certas condições, os microrganismos que fazem parte da flora residente podem causar doença.

Por exemplo, o Streptococcus pyogenes pode habitar a garganta sem causar danos, mas, quando ocorre um enfraquecimento das defesas do corpo ou quando os estreptococos pertencem a uma cepa particularmente perigosa, podem causar a faringite estreptocócica (infecção da garganta). De modo análogo, outros microrganismos que fazem parte da flora residente podem tornar- se invasores, causando doença em indivíduos cujas barreiras de defesa foram destruídas. Por exemplo, os indivíduos com câncer de cólon são vulneráveis à invasão por microrganismos que habitam normalmente o intestino. Estes microrganismos podem deslocar-se através do sangue e infectar as válvulas cardíacas. A exposição a doses maciças de radiação também pode permitir que esses microrganismos invadam o organismo e causem uma infecção grave.

Fonte(s):

http://www.revistapersonalite.com.br/flo...

http://www.msd-brazil.com/msdbrazil/pati...

00 Comentário

MAR respondido 5 anos atrás

Microbiota

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Em ecologia, chama-se microbiota ao conjunto dos microorganismos que habitam num ecossistema, principalmente bactérias, mas também alguns protozoários, que geralmente têm funções importantes na decomposição da matéria orgânica e, portanto, na reciclagem dos nutrientes.

Em medicina, chama-se microbiota ao conjunto dos microorganismos que se encontram geralmente associados a tecidos (pele, mucosas, etc.) do corpo humano.Os microorganismos que estabelecem colônias permanentes dentro ou sobre o corpo sem produzir doenças compõe a Microbiota normal do corpo.A Microbiota Transitória é composta pelos micróbios que estão presentespor períodos variáveis,e então desaparecem. Estes microorganismos residem, nestes lugares, de forma mais ou menos permanente e, em alguns casos, realizam funções específicas.

O termo flora (por exemplo, em flora intestinal) deveria ser abandonado, uma vez que se refere às plantas, enquanto que os microorganismos pertencem aos grupos protista e das bactérias. Isto deve-se a estes organismos terem sido classificados entre as plantas na taxonomia de Lineu.

Microbiota é ainda o nome de um gênero de planta da família Cupressaceae, que tem uma única espécie, Microbiota decussata.

MICROBIOTA INTESTINAL

A importância da microbiota intestinal para a manutenção da saúde foi comprovada no fim do século 19, quando microbiologistas verificaram que havia diferença entre a microbiota residente nos intestinos de pessoas saudáveis e doentes.

A saúde pode ser abalada quando há grande quantidade de bactérias nocivas no intestino, o que pode levar a inúmeras doenças.

Cientistas estudam, em várias partes do mundo, a ação de microorganismos probióticos que, ao serem ingeridos, ultrapassam a barreira do sistema digestório e chegam vivos aos intestinos, evitando que a microbiota sofra o ataque de bactérias nocivas.

A microbiota intestinal é composta por cerca de 100 trilhões de bactérias, com média de 100 variedades, que participam da digestão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com