TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Florestas Tropicais

Pesquisas Acadêmicas: Florestas Tropicais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 4

As florestas tropicais podem ser caracterizadas em duas palavras: quente e úmida. A temperatura média mensal superior a 18 °C durante todos os meses do ano.4 A precipitação média anual é de pelo menos 168cm e pode ultrapassar 1000 centímetro apesar de que normalmente situa-se entre 175cm e 200cm.5

As florestas tropicais apresentam altos níveis de biodiversidade. Cerca de 40% a 75% de todas as espécies bióticas são espécies nativas das florestas tropicais.6 As florestas tropicais são o lar de metade de todas as espécies de animais e plantas que vivem no planeta.7 Dois terços de todas as plantas floridas podem ser encontradas nas florestas tropicais.5 Um único hectare de floresta pode conter 42 mil espécies diferentes de insetos, até 807 árvores de 313 espécies e 1.500 espécies de plantas superiores.5 As florestas tropicais têm sido chamado de "a maior farmácia do mundo", porque mais de um quarto dos medicamento naturais s foram descobertos dentro delas.8Os bioma denominado floresta tropical, também chamado de floresta pluvial tropical, é encontrado em regiões de clima quente, com alto índice pluviométrico (quantidade de chuva) situado na faixa equatorial da Terra.

Florestas Tropicais estão concentradas próxmimas à linha do Equador.

Florestas Tropicais estão concentradas próximas à linha do Equador.

Há florestas tropicais no norte da América do Sul (bacia Amazônica), América Central, África, Austrália e no sul Ásia.

É o bioma mais rico, onde o crescimento não é limitado, em qualquer parte do ano, por falta de água ou por temperaturas extremas (as temperaturas ficam em médias elevadas, entre 21 e 32 ºC).

Flora

floresta tropical 2floresta tropicalA floresta tropical é a mais rica em espécies do que a maioria das outras. É difícil ocorrer uma planta ou árvore que seja semelhante às suas vizinhas. Em uma área amostrada na Austrália, 1.261 árvores contadas em 5.000 m², havia 141 espécies representadas. Para efeito de comparação, em outras áreas de floresta temperada a média é de 10 a 15 espécies.

As plantas mais abundantes são árvores, em média com 50 metros, que só se ramificam perto do topo formando um “teto”, sob o qual existe um “andar” interno formado pelas copas mais baixas. A estratificação resultante dos vários andares de vegetação origina diversos microclimas, com diferentes graus de luminosidade e umidade. As folhas são elevadas, densas e não caem (perenifólias – duradouras). Geralmente as folhas são amplas, largas (latifoliadas) e de cor verde-escura, com superfícies ventrais brilhantes, lisas e com as pontas em forma de goteira, facilitando o fluxo de água.

As raizes são superficiais e os troncos costumam ser largos perto da base, de modo que fornecem fixação ampla e firme. Há numerosas trepadeiras lenhosas, cipós e epífitas (plantas que usam tronco das árvores como superfície de apoio). As epífitas podem obter água e minerais diretamente do ar úmido da folhagem. Muitas possuem as folhas em forma de taça que capturam a umidade e restos orgânicos, algumas possuem raizes esponjosas. Certas epífitas absorvem nutrientes de organismos em decomposição nesses reservatórios. Muitos tipos de plantas como samambaias, orquídeas, musgos e líquens, exploram esse tipo de vida.

Uma grande variedade de palmeiras, cicadáceas, e samambaias, algumas das quais com 20 m ou mais de altura, crescem abaixo da folhagem. Pouca luz alcança o chão da floresta. Não há quase acúmulo de folhas, ao contrário do que ocorre nas florestas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com