TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Sonhos Tropicais

Artigos Científicos: Resenha Do Filme Sonhos Tropicais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  15.379 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “Sonhos Tropicais” apresenta a realidade brasileira, no inicio do século XX, na então capital do país, Rio de Janeiro. A realidade está mais evidenciada na área da saúde, com os problemas de falta de saneamento básico e cuidados de higiene da população. Retrata também o tráfico de mulheres da Europa para o Brasil, sobretudo da Europa Oriental, da Polônia, e da Rússia trazidas enganadas de seu país para exploração sexual, alimentando uma rentável rede de prostituição. O filme denúncia questões de ordem social e política, pois o Brasil estava com a situação econômica comprometida, na época concentrada na produção e exportação do café, devido à recusas de navios estrangeiros em embarcar no Rio de Janeiro para levar exportações brasileiras, devido ao risco de contágio das diversas epidemias existentes na cidade.

Nesse período o médico sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz retorna ao país, após longos anos de estudos na Europa, trazendo conhecimentos novos e experiências atribuídas por ele da Europa, além do anseio em colocar em prática no Brasil, os seus conhecimentos e tecnologias. De início, ele se depara com uma realidade totalmente oposta àquela vivenciada na Europa. A falta de conhecimento da população, o baixo desenvolvimento no país, em especial, na área medicinal, contribuía para a proliferação de diversas doenças como varíola, febre amarela, peste, formando assim um aumento desordenado da mortalidade. Preocupado com esta situação, o presidente Rodrigues Alves colocou em prática um projeto de saneamento básico no centro da cidade. Oswaldo Cruz foi convidado pelo presidente para ser o chefe do Departamento Nacional de Saúde Pública, com o objetivo de melhorar as condições sanitárias da cidade.

Segundo Oswaldo, era necessária a criação de uma vacina adequada de combate à essa epidemia, para melhores condições de vida na cidade. A campanha de vacinação obrigatória proposta pelo médico sanitarista foi colocada em prática em novembro de 1904, embora o objetivo de Oswaldo Cruz fosse de salvar vidas, ele foi interpretado de forma diferente pelo fato da vacina ser aplicada de forma autoritária e violenta, isso ajudou os opositores do governo a se aproveitarem do momento para ridicularizar o sanitarista, colocando a população que já estava insatisfeita, em posição formando uma manifestação popular o que resultou na Revolta da Vacina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com