TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fotografia Publicitária

Monografias: Fotografia Publicitária. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  4.329 Palavras (18 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 18

Produzindo fotografias publicitárias na comunicação atual

Resumo:

Este artigo tem o propósito avaliar o mercado de fotografias publicitárias produzidas por estúdios fotográficos, bem como um resumo dos processos, histórias e evoluções dos sistemas para produção, a fim de revelar o que está sendo produzido pelos mesmos, dentro do mercado publicitário. Além disso, tentaremos identificar técnicas, linguagens e as formas que prendem os consumidores nos anúncios realizados no produto final em cada peça.

Através disso buscaremos mostrar algumas produções e suas contribuições no desenvolvimento do mercado publicitário e fotográfico.

Palavras-chave: Publicidade; Técnicas; Fotografia publicitária.

Introdução:

No universo da publicidade o trabalho fotográfico está inserido em quase todos os segmentos. É uma ferramenta com grande capacidade de prender a atenção das pessoas com os seus recursos. Pensar em publicidade sem levar em conta a fotografia é praticamente impossível. Neste trabalho serão mostrados como as agências e os clientes estão buscando a satisfação das suas necessidades em estúdios de diversos portes e regiões. Para isso, vamos mostrar a evolução da fotografia até os dias atuais e sua inserção no nicho publicitário.

__________________

Através da pesquisa bibliográfica e informal podemos constatar diversos pontos relevantes em relação à utilização de equipamentos e produção fotográfica; tais como as relações dos profissionais envolvidos – agência, cliente e estúdio.

História da fotografia

Desde seu surgimento e suas primeiras técnicas de captura de imagens, que hoje levam o nome de fotografia, muitos nomes podem ser citados: Louis-Jacques Daguerre, Josef Petzval, Joseph Niépce, John Herschel, George Eastman, William Henry Fox Talbot entre outros. A primeira fotografia é atribuída a Joseph Niépce, 1826, após utilizar uma placa de estanho recoberta de betume branco, que, com a presença de luz endurecia. Após 8 horas de exposição, dava-se forma à primeira fotografia. Este processo foi chamado de Heliografia, que quer dizer “gravura com a luz solar” (Cotianet 2005).

Em 1829, o processo sofreu modificações e Niépce trabalhava com um sócio. Era Louis- Jacques Daguerre. As placas eram recobertas com estanho, e escurecia as sombras com vapor de iodo. Niépce Morreu em 1833 e suas obras ficaram com Daguerre. Foi o princípio da fotografia. George Eastman, em 1886, ao lançar a Kodak, surgiu com o slogan “Você aperta o botão, nós fazemos o resto”. Nisso, surgiram câmeras leves, sem a necessidade do uso de chapas e manipulações complexas. A evolução da fotografia não parou aí. Surgiram novos equipamentos, tecnologias e novas descobertas, que enriqueceram o trabalho fotográfico. Hoje temos uma infinidade de opções, tipos de lentes entre outros acessórios indispensáveis no universo dos fotógrafos contemporâneos. Sem se esquecer da revolução imposta pela digitalização dos equipamentos para fotografia. As câmeras digitais são o início disto.

Porém, só a câmera digital não produz muito. Junto com ela, vêm novos produtos: scanners, softwares, computadores. Estes equipamentos dão o suporte para o sucesso do trabalho digital. Tudo isso mostra a evolução constante no advento tecnológico voltado para o universo fotográfico. Seja no campo profissional, na vida pessoal, no dia-a-dia em geral, os produtos e opções são os mais variados possíveis.

A fotografia publicitária

A fotografia publicitária é uma ferramenta muito utilizada pelas agências e seus anunciantes. Com apenas uma imagem, pode-se dizer várias coisas. Mas, como cita Roland Barthes (1984) “A fotografia é um canto alternado de Olhem, Olhe, Eis aqui”. A fotografia por si só, carrega o seu imperativismo ao momento que nos deparamos com ela. Ou seja, as fotografias publicitárias estão dispostas por todo e qualquer tipo de material. Uma única imagem pode expressar muitas coisas ao mesmo tempo, comovendo, cativando, surpreendendo. Tendo também que chamar e prender a atenção das pessoas, e depois disso, buscar uma forma imperativa na vida das pessoas, criando a necessidade do consumo. Para chegar a esse nível de convencimento, a fotografia deve agir em vários pontos nas pessoas, como o subconsciente, criando desejos e buscando formas de satisfazê-los.

Segundo o acervo digital da Abrafoto (2005) “A fotografia para publicidade é uma encomenda”. Esta encomenda é feita normalmente e geralmente por agências ou diretamente por anunciantes. O fotógrafo ou estúdio fará o papel de prestador de serviços. Ela pode ser utilizada para diversas áreas na publicidade, assim como para todo o tipo de mídia: seja ela digital, impressa, promocional, entre outras. A principal função da fotografia publicitária nada mais é do que vender e anunciar produtos e serviços. Ou ainda como Piovan (2003) “A fotografia publicitária é a mais comercial entre todas. Visa vender um produto, não mais”.

A fotografia Publicitária deve despertar e atrair os olhos das pessoas para o novo, moderno, contemporâneo, o que existe de melhor. Ou seja, o produto ou serviço que está sendo anunciado. Ela deve agir como estimulante para levar o consumidor a consumir aquela marca ou produto.

“Nossos olhos comprovam diariamente pelas ruas da cidade e pela leitura em jornais e revistas que a fotografia refresca, abre o apetite, deixa um aroma no ar, muda comportamentos. Ela induz, seduz, cria necessidades que antes não existiam.” ZUANETTI (2002 p. 22 e 23).

Em resumo, a fotografia vende sem parar. E, além disso, a fotografia publicitária ainda consegue atingir outros níveis nas pessoas, como emocionar, transmitir ideologias, motivar, aliar sentimentos das pessoas, a fim de que, aquela imagem se torne pessoal a cada um, da sua forma. E claro, o mais importante: Vender o seu produto.

Por princípio, a fotografia publicitária é uma encomenda. É uma prestação de serviço, à qual o fotógrafo imprime talento, técnica e disponibiliza recursos para a sua realização. A fotografia por encomenda abrange diversas áreas: propaganda, editorial, industrial, institucional e todas as que são utilizadas comercialmente, seja na mídia impressa, peças promocionais, perfis ou qualquer outro veículo que divulgue de alguma forma, uma empresa ou um produto.

A fotografia encomendada para publicidade é sempre mais sofisticada e exigente, sendo assim mais cara.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com