TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fotografia - O Poder Do Olhar

Ensaios: Fotografia - O Poder Do Olhar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 5

Não vês que o olho abraça a beleza do mundo inteiro? (...) É janela do corpo humano, por onde a alma especula e frui a beleza do mundo, aceitando a prisão do corpo que, sem esse poder, seria um tormento (...). Ó admirável necessidade! Quem acreditaria que um espaço tão reduzido seria capaz de absorver as imagens do universo?

Leonardo da Vinci

O PODER DO OLHAR

Por Maira Leandra Alves

Por muitos séculos o homem utilizou a câmara escura como instrumento para imortalizar imagens do mundo visível que se formavam no interior da câmara e eram capturadas através de desenho pelo artista. Com o desenvolvimento de um processo fotossensível, a imagem podia ser gravada diretamente dentro do aparelho, por intermédio da luz, com uma precisão ímpar, dando origem à fotografia. Desde então, o homem passou a mostrar o mundo através da fotografia.

Ao olharmos algumas fotografias buscamos formas conhecidas nas imagens. E esse olhar sempre se fixa em lugares onde somos mais afins, onde nossa compreensão é mais rápida e mais acessível, sendo que cada indivíduo conhece e reconhece o que lhe é mais aprazível, sejam detalhes sutis ou estruturas arrojadas.

Então, temos um poder mágico no olhar: vemos formas ocultas nas estruturas visíveis, recebemos passivamente, com agrado ou desagrado, figuras de formas e cores variadas. E é através das palavras que qualificamos as diversas expressões do olhar, nelas encontramos o olhar de contemplação, o da consideração, o do respeito, o da admiração, entre outros. Todas são expressões que qualificam os olhares diferenciando uns dos outros, tornando o mundo um lugar de contemplação.

Valorizar esses olhares faz com que prestemos mais atenção ao nosso redor e passou a ser a cerne deste trabalho. Precisamos perceber que o olhar não necessita ser restrito a nossa objetividade. Ele precisa explorar o mundo, mostrar intenções e as possibilidades de cada momento.

Os olhos são capazes de nos colocar a par de quase tudo que acontece a nossa volta, mas nem tudo que olhamos nós vemos de fato. Às vezes passamos os olhos por alguma coisa e não reparamos na sua riqueza de detalhes. Então até onde nossos olhos podem ir?

Esse título tenciona direcionar o olhar, mostrar todo o processo de posicionamento da câmara e vislumbre do fotógrafo em relação aos detalhes das estruturas fotografadas. Salientar o poder que temos de interpretar algo de acordo com o nosso vislumbre.

O poder do olhar referencia a capacidade que temos em perceber pequenas coisas. Podemos ver, mas, por vezes, perdemos a aptidão de perceber o que estamos olhando, porque somos inundados de informações visuais que, em sua maioria, não nos interessam. E com isso, passam desapercebidas qualidades que motivariam o conhecimento.

Tenho o interesse de motivar esse poder do olhar, estimulando “o olhar que aproxima os vãos entre as coisas e os sentidos: olhar cego tocando a luz da escuridão”.

O Olhar

Os especialistas em percepção afirmam unanimemente que o homem atual “é um ser predominantemente visual”, isto é, a maior parte das nossas sensações é recebida pelos nossos olhos. Isso porque somos envolvidos por informações com um grande apelo visual, com muitas cores e atividades, nos inserindo em um mundo saturado de movimento. Mesmo assim, muitas vezes olhamos e não vemos, pois, como foi citado anteriormente, são muitas informações visuais para prestarmos atenção a todas.

Então o que é o “olhar”? Segundo Bosi, “o ato de olhar significa um dirigir a mente para um “ato de “in-tencionalidade””. É ter sua atenção voltada para o objeto de interesse .

Sabe-se, também, que o ser humano dispõe de outros sentidos, além da visão, que recebem informações interpretadas pelo sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com