TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fotossintese

Projeto de pesquisa: Fotossintese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.190 Palavras (17 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 17

estou tentando concluir com a ajuda de vcs

FOTOSSÍNTESE

MARIANA MORAES DOS SANTOS

Professor: Leonardo Fernandes Paixão

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (BID0256) – Prática do Módulo IV

20/11/2014

RESUMO

Fotossíntese é o processo pelo qual as plantas verdes e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química. È o fenômeno através do qual ocorre a produção de substancias orgânicas(glicídeos) a partir de gás carbônico(Co2) e água (H2O), com a utilização de energia da luz solar desprendendo O2, o que ocorre em todos os vegetais que possuem clorofila. ll7uyy Nas plantas verdes, a fotossíntese aproveita a energia da luz solar para converter dióxido de carbono, água e minerais em compostos orgânicos e oxigênio gasoso. Além das plantas verdes, incluem-se entre os organismos fotossintéticos certos protistas (como as diatomáceas e as euglenoidinas), as cianófitas (algas verde-azuladas) e diversas bactérias.

È o fenômeno através do qual ocorre a produção de substancias orgânicas(glicídeos) a partir de gás carbônico(Co2) e água (H2O), com a utilização de energia da luz solar desprendendo O2, o que ocorre em todos os vegetais que possuem clorofila.

A Fotossíntese é um dos fenômenos biológico de maior importância para os seres vivos. Produz substancias orgânicas a partir de substancias inorgânicas; transforma a energia luminosa em energia química que fica armazenada na glicose( que é o principal combustível das células); e produz o oxigênio que será utilizado na respiração celular a fim de produzir energia para as células

Fotossíntese é o processo em que a planta seres autótrofos ( produzem seu próprio alimento) produz glicose para seu próprio alimento (substâncias orgânicas), esse processo surge a partir da transformação da retirada de gás carbônico de ar e energia solar em energia química. A glicose pode transformar - se em amido (uma forma de armazenar glicose) e celulose (que forma a parede das células e vegetais) e útil para que as plantas consigam realizar suas funções metabólicas, ou seja, sem a glicose seria impossível manterem suas funções vitais, sem a fotossíntese seria impossível haver vida em nosso planeta. Por isso a grande importância das plantas, além disso quanto mais a planta produz glicose, mais ela elimina oxigênio O2 , o oxigênio produzido pela fotossíntese é liberado para atmosfera, sem o oxigênio não haveria vida. É a partir da fotossíntese que se inicia a cadeia alimentar na Terra. Em meio a essas transformações existem outros processos que serão apresentados detalhadamente ao longo desse trabalho como as etapas da fotossíntese, clorofila, fase clara e fase escura, a descoberta da fotossíntese, a relação água/planta, como é a retirada de nutrientes do solo, como é a absorção da luz, fotossistemas, os cloroplastos temperatura, concentração de gás carbônico, luz etc. Será citado sobre fotofosforilação acíclica, fotofosforilação cíclica fases em que os fotossistemas trabalham juntos. Este trabalho também cita alguns estudiosos que contribuíram bastante ao longo das descobertas alguns como: Joseph Priestley, Jan Ingenhousz, Nicolas Theodore de Saussure, Julius von Sachsdemonstrou esses e outros estudiosos não menos importantes, foram de suma importância para a fotossíntese.

Palavras-chave: Fotossíntese, Planta.

INTRODUÇÃO:

Os primeiros cientista dividiram a natureza em animais, vegetais e minerais. Mas começaram a observar que entre animais e plantas haviam muitas características em comum,

só os minerais que se modificavam desse grupo. Assim no fim do século 18 a natureza foi dividida em seres-vivos e seres-não vivos.

A divisam foi da seguinte forma :

• autótrofos: Os vegetais são classificados como seres autótrofos pois fabricam seu prorpio alimento a partir de substâncias inorgânicas, eles montam as moléculas de glicose que são utilizadas para manter e construir seus corpos. A energia luminosa é transformada em energia química no processo de fotossíntese, também há alguns seres autótrofos que não fazem fotossíntese, conseguem retirar energia de reações químicas inorgânicas a quimiossintese.

• heterótrofos: Os seres heterótrofos comem plantas e outros animais. Esse alimento é utilizado como fonte de matéria prima para se manter vivo e fornece energia para realização de suas funções vitais.

Fotossíntese é um fenômeno químico, é fácil de entender seu significado

Foto = LUZ

Síntese = SINTETIZAR

Então a palavra fotossíntese significa compor substâncias com a luz. Mesmo que envolva outras reações. Portanto para que ocorra reações químicas, é preciso que os seres fotossintetizantes obtenham energia e enzimas, que são as moléculas produzidas pelos seres vivos. Elas atuam nas reações químicas e provocam a separação dos átomos que compõem os reagentes. Outras promovem um nojo arranjo para esses átomos, formando o produto da reação química. Mas para que ocorra é necessário uma quantidade grande de energia maior da que ela tinha, mantendo os reagentes ligados.

A água e o gás carbônico entram em contato e as enzimas quebram as ligações entre os átomos de hidrogênio e oxigênio (H2O). Mas para que ocorra essa reação a energia é transferida a eles. Uma parte dessa energia é usada para romper as ligações entre os átomos de carbono e oxigênio (CO2). Depois os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio (que foram liberados na quebra dos grupamentos atômicos da água e do gás carbônico) se recombinam, formando a glicose (C6H12O6) e o gás de oxigênio (O2).

Então a energia da luz solar foi transferida para a molécula de glicose. Assim, o vegetal construiu seu próprio alimento, transformando a energia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com