TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fotossíntese, Quimiossíntese, Respiração Aeróbia E Fermentação

Pesquisas Acadêmicas: Fotossíntese, Quimiossíntese, Respiração Aeróbia E Fermentação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/7/2013  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  1.423 Visualizações

Página 1 de 2

Fotossintese:

Função: Importantíssima na manutenção da vida, por liberar na atmosfera o oxigênio, além de ter como função a produção do material necessário para a respiração celular, a glicose.

Fórmula: : 6 CO2 + 12 H20 => C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O

Leitura da fórmula:

1º membro: (antes da seta) 6 moléculas de Gás carbônico com 12 moléculas de água, na presença de luz e de pigmentos fotossintizantes (clorofila), resulta:

2º membro: glicose (C6H12O6), 6 moléculas de oxigênio e 6 moléculas de água.

Organismos que realizam a fotossinteze: São os organismo fotossintizantes, entre eles: Plantas e algumas bactérias (cianobactérias)

Quimiossíntese:

Função: Processo anaeróbico que transforma a energia química em energia química, a partir do ciclo de N.

Fórmula: 6 CO2 + 6H2O => C6H12O6 + 6 O2

Leitura da fórmula:

1º membro: Se prestar atenção verá que é praticamente a mesma formula da fotossintese, mas o que vai diferencia-las ? A fotossintese, transforma ENERGIA LUMINOSA em quimica, já a quimissintese não, como explicado em sua função.

2º membro: Formam-se glicose e oxigênio.

Organismos que a realizam: É realizada por algumas bactérias.

Respiração aeróbia:

Função: É o processo com maior saldo energético, e só acontece na presença de oxigênio e de mitocondrias.

Fórmula: C6H12O6 + O2 => 6 CO2 + 6 H2O + 30ATP

Análise da fórmula:

1º membro: Vou explicar bem detalhadamente essa parte, pois é bem importante.

Nós obtemos a glicose (açucar simples) através da alimentação. Porém como uma bactéria ou uma planta vai comer ? Por isso que elas usam os processos já mencionados anteriormente, observe que nas formulas já explicadas, no 2º membro foram oxiginadas sempre a glicose. Mas para que serviram formar a glicose ? Pelo fato de utiliza-la no processo de respiração. Então a glicose, junto com o oxigenio (o oxigenio também foi produzido na fotossintese, e na quimiossintese nos 2º membro, mas nós humanos como respiração, inalamos o oxigênio também...) formará:

2º membro: 6 moléculas de gás carbônico, 6 de água, e 30 ATP, o que é o ATP? ATP, é genericamente o que chamamos de energia.

Organismos que realizam esse processo: A grande maioria dos seres. Como nós humanos.

OBS: Como eu disse na função, que é necessário uma organela conhecida como mitocondria. Mas voce pode se perguntar ... Mas e as bactérias ? Elas não tem mitocondrias, e realizarão posteriormente (ALGUMAS) a respiração ... Nesse caso, a respiração acontecerá no mesossomos.

Fermentação:

Função: Produção de energia por meio de locais sem oxigenio. E é importante nas empresas, como nas padarias, produtoras de cervejas, iogurtes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com