TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentação Teórica, Castanheira

Por:   •  9/1/2020  •  Resenha  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  •   ASPECTOS BOTÂNICOS E GERAIS DA ESPÉCIE

                A castanheira (Bertholletia excelsa Bonpl., Lenchydaceae) é uma espécie arbórea de grande porte, nativa da Amazônia, com a altura atingindo até 50 m  diâmetro a altura do peito (DAP), 2 m na base que tem por habitat as terras não inundáveis (terra firme)[colocar apenas que é de terra fime já é bom]. Sistematicamente e classificada como componente do reino vegetal sendo uma angiosperma da classe Dicotiledônea, ordem Myrtiflorae e família Lecythidaceae. Foi descrita por Bonpland, no ano de 1807, a partir de um exemplar cultivado no Sul da Venezuela, trata-se de uma única espécie deste gênero, embora exista um registro no jardim botânico de Nova York de outra espécie (Berthollethia nobilis) (WADT & KAINER, 2009; SALOMÃO 2009; SERRANO 2005).

                Em relação à morfologia as folhas das castanheiras são simples, espaçadas, pecioladas, verde-escura, brilhosa na parte superior pálida na inferior apresentando[ sua flor apresenta ] seis pétalas brancas ou brancacentas, tubulosas, grandes, dispostas em panículas terminais e eretas. As flores são dispostas em inflorescências, cobertas por uma das pétalas que precisam ser levantadas pelos polinizadores durante a polinização (WADT & KAINER, 2009). Segundo (MAUÉS 2002) foi observado em seu trabalho realizado no Pará, abrem-se em média de 0,76 flores por dia. Seu fruto apresenta uma capsula globosa, quase esférica, medindo de 18 a 15 de diâmetro sendo visível na parte superior, o vestígio do cálice, a casca é espessa, lenhosa dura e de cor castanha, que leva em média de 14 a 15 meses o seu tempo de maturação após a polinização.

                Segundo (MULLER et al. 1980), abelhas do gênero Bombus são os principais polinizadores da castanheiras e desempenham um papel fundamental para ocupação espacial da espécie. Com base nas informações de (WADT & KAINER, 2009) a fenologia da castanheira apresenta um padrão de floração anual de elevada sincronia entre os indivíduos. Apesar dos poucos estudos sobre a reprodução da castanheira em níveis de floração e frutificação podemos levar em consideração que tudo está ligado diretamente com as boas condições climáticas, desta forma a espécie levará um melhor desempenho até mesmo para regeneração natural (ZUIDEMA & BOOT, 2002 ZUIDEMA 2003; WADT et al., 2005).

                Sua distribuição geográfica abrange a região Amazônica, da Bolívia, Peru, Brasil, até o escudo das Guianas, compreendendo o Suriname, compreendendo o Sul da Venezuela na região do alto Rio Negro (Zuidema & Boot 2002)[você repetiu duas vezes compreendendo, tenta achar um sinônimo ou juntar na mesma frase] . No Brasil, as principais áreas de ocorrências estão nos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Maranhão, porém podemos [podemos o que ?] em maior quantidade de indivíduos no Amazonas, mais especificamente próximo aos Rios Amazonas, Madeira, Negro, Purus e afluentes, (WADT & KAINER, 2009). Apesar da sua importância econômica e dos muitos estudos já realizados ainda existem muitas divergências sobre sua regeneração, dispersão, predação e distribuição natural (SERRANO 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com