TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Biologicos

Trabalho Escolar: Fundamentos Biologicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 4

1) O que é uma célula?

A célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos organismos vivos.

2) Quem foi o inventor do microscópio?

O óptico holandês Anton Van Leeuwenhoek, em 1590.

3) Quem descobriu a existência das células e como foi essa descoberta?

O inglês Robert Hooke, em 1665. Ele observou cortes em rolhas (cortiça) e relatou a existência de pequenas cavidades vazias. Ele denominou cada cavidade de “cel”, palavra inglesa que significa cela ou cavidade, originando, assim, o termo “célula”, diminutivo de “cela”.

4) Qual a constituição básica de uma célula?

Ela se constitui de membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Membrana plasmática: envolve as células e seleciona as substâncias que vão entrar ou sair do seu interior.

Citoplasma: região compreendida entre a membrana plasmática e o núcleo, formada por uma substância fluida constituída de água e proteínas. É o local onde estão mergulhadas as organelas (órgãos celulares) responsáveis por algumas funções importantes, como digestão, secreção, respiração e síntese proteica.

Núcleo: local onde se encontram os cromossomos (DNA e RNA), responsáveis pela duplicação celular. Quase todas as células são mononucleadas; porém, existem celular binucleadas e polinucleadas.

5) Quais os dois tipos básicos de células?

Células procarióticas (ou procariontes) e as eucarióticas (ou eucariontes). Elas se diferenciam pela presença ou ausência de membranas.

6) Quais as diferenças entre esses dois tipos celulares básicos?

Elas se diferenciam pela presença ou ausência de membranas.

Procarióticas: não apresentam núcleo organizado pelo envoltório nuclear. Seu material genético (cromossomo) está em contato direto com o citoplasma, ocupando um espaço denominado nucleoide. Sua principal característica é uma certa pobreza em membranas, apresentando somente a membrana plasmática.

Apresentam citoplasma simples, contendo poucas organelas. Possuem os chamados polirribossomos, constituídos por ribossomos ligados a moléculas de RNA mensageiro.

Os seres que são formados por essas células são chamados de procariontes (ou procariotas), sendo representados pelo reino Monera, formado por bactérias.

Divisão celular: não se dividem por mitose, e sim pela chamada divisão binária, na qual a formação de septos da superfície para o interior da célula, dividindo-a em duas células-filhas.

Eucarióticas: são células mais complexas e apresentam um núcleo verdadeiro organizado e limitado por uma membrana chamada envoltório nuclear ou carioteca. Sua principal característica é a presença de membranas.

Essas membranas dividem as células em compartimentos responsáveis por funções especializadas essenciais para manutenção e divisão da célula. Apresentam, também, o núcleo e o citoplasma bem distintos. Os seres constituídos por elas são chamados de eucariontes (ou eucariotas) e são representados pelos reinos Protista (protozoários), plantae (plantas), fungi (fungos) e anamalia (animais), o qual os humanos estão incluídos.

O núcleo dessas células contém os cromossomos, constituídos de DNA associado a proteínas histônicas. O citoplasma é bem complexo, delimitado pela membrana plasmática e dividido em compartimentos, nos quais são encontradas as organelas. Nelas, estão as mitocôndrias, o retículo endoplasmático liso e rugoso, o lisossomo, o complexo de Golgi e os ribossomos, responsáveis pelas atividades metabólicas das células como digestão, respiração, secreção e síntese proteica. Outra característica do seu citoplasma é a presença de filamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com