TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Biológicos

Trabalho Universitário: Fundamentos Biológicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 4

1) O que é uma célula?

Célula é a unidade estrutural e funcio¬nal fundamental dos seres vivos. Todos os organismos vivos são compostos por células, de acordo com a Teoria Celular.

2) Quem foi o inventor do microscópio?

A controvérsia quanto ao real inventor do microscópio, já que no século 14 Leeuwenhoek, que muitos acham que deviria ser considerado o primeiro microscopista, com o desenvolvimento de sua técnica que levou o microscópio simples (uma lente ou lupa) ao seu nível mais alto chegando a aumentos de 300 vezes. Já no século 17 surgiu o microscópio composto, constituído de no mínimo uma lente objetiva e uma ocular, este outro fato com controvérsias, já que historiadores mencionam Janssen e também Lippershey como inventores por volta de 1600. Agora onde a história do microscópio pode se dizer que realmente iniciou, ainda no século 17 em 1665 surgiu o microscópio Hooke, possível protótipo do microscópio moderno (composto), o qual, o inglês Robert Hooke utilizou assim para a descoberta da célula (COPPE UFRJ; SITE PORTAL SÃO FRANCISCO MICROSCÓPIO).

3) Quem descobriu a existência das células e como foi essa descoberta?

A descoberta foi atribuída a Robert Hooke. Após o surgimento do primeiro microscópio, o inglês Robert Hooke em 1665 observou nesse apare¬lho cortes feitos em rolhas e relatou a existências de pequenas ca¬vidades vazias, denominadas por ele de “cel”, palavra inglesa que significa “cela” ou “cavidade”, originando, assim, o termo “célula”, diminutivo de “cela”.

4) Qual a constituição básica de uma célula?

Todas as células possuem uma membrana que as envolve e seleciona o que vai entrar ou sair dela, chamada de membrana plasmática. Essa membrana delimi¬ta uma substância fluida composta de água e proteína, chamada citoplasma, em que estão mergulhadas as organelas responsáveis por todas as funções metabólicas celulares. Há, também, o nú¬cleo, em que estão localizados os cromossomos responsáveis pela transmissão das informações genéticas.

5) Quais os dois tipos básicos de células?

Células procarióticas e as células euca¬rióticas.

6) Quais as diferenças entre esses dois tipos celulares básicos?

Procariótica: As células procari¬óticas são pobres em membranas e em organelas, e o seu núcleo não está organizado pelo envoltório nuclear, conhecido também por carioteca. Dessa maneira, seu material genético está disperso em seu citoplasma.

Eucariótica: A célula eucariótica é composta por um rico sistema de membranas, organelas, e o seu núcleo está envolvido pela carioteca, protegendo seu material genético.

7) Quais são as principais biomoléculas que compõem a célula?

Sendo as biomoléculas compostos químicos sintetizados pelos seres vivos, onde seu principal elemento é o carbono, as principais biomoléculas são; Água, Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Ácidos nucleicos.

8) Qual a importância biológica da água?

A água é considerada um dipolo, que apresenta um polo positivo, representado pelos hidrogênios, e um polo negativo, representado pelo oxigênio. Com isso a água é o principal solvente celular, sendo capaz de se ligar a várias outras moléculas, pois a tendência dos íons é se combinar com outros eletricamente inversos, e como o organismo humano é constituindo por cerca de 70% de água, sendo indispensável para todas as ativida¬des metabólicas, com isso a água é de grande importância biológica.

9) Qual a função do carboidrato? Diferencie os três grupos encontrados?

Abundante na natureza é uma das maiores fontes de energia celular, são também os constituintes estruturais da membrana celular e da matriz extracelular. Classificados em três grupos: Monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Os monossa¬carídeos representado pela fórmula Cn(H2O)n, são os açúcares mais simples, incluindo a glicose, que é o açúcar encontrado na maioria dos seres vivos, a frutose que é o açúcar da fruta, e a galactose, a do leite. Também, a ribose e a desoxirribose, que são encontra¬das na constituição do RNA e do DNA.

Os dissacarídeos representado pela fórmula C12H22O11, são formandos pela união de dois monos¬sacarídeos; assim, temos a sacarose, que é a união da glicose com a frutose, sendo encontrada na beterraba e na cana-de-açúcar; a lactose, que é a união da glicose com a galactose, encontrada no leite; e a maltose, que é a união de duas glicoses, encontrada nos cereais.

Os polissacarídeos representados pela fórmula (C6H10O5)n, por sua vez, são abundantes na natureza e podem ter tanto função de reserva energética, como estrutu¬ral. São formados por uma longa cadeia de monossacarídeos, um dos tipos de polissacarídeo de reserva energética é o glicogênio, que é exclusi¬vo das células animais e está armazenado no fígado e nos múscu¬los estriados esqueléticos.

10) Quais as funções dos lipídios? Diferencie os três tipos encontrados.

Os lipídios são biomoléculas, insolúveis em água e solúvel em solventes orgânicos, são de fundamental importância para funções dos seres vivos, importante reserva energética, e auxiliando na manutenção da temperatura corporal e, também, são os principais componentes das membranas celula¬res.

Os principais grupos de lipídios:

Ácidos graxos, que são os lipídios de reserva energética e podem ser saturados ou insaturados.

Fosfolipídios, que são os com¬ponentes das membranas celulares, formados por duas cadeias de ácidos graxos, ligados a uma molécula de glicerol e a um grupo fosfato, negativamente carregada.

Esteroides formados por ácidos graxos e álcoois, sendo o mais conhecido deles o colesterol, também responsáveis pela síntese de vários hormônios, como a testosterona, o estrogê¬nio e a progesterona.

...

Baixar como  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »