TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento Biologico

Trabalho Universitário: Fundamento Biologico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Para este trabalho a atividade física escolhida foi a natação, destacando esta devido a sua natureza peculiar, sendo uma atividade que traz inúmeros benefícios para o corpo humano.

Para elucidação deste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica sobre a célula, sua constituição e funcionamento, e sobre sua participação na composição dos tecidos. Para em seguida fazer uma análise da constituição estrutural e molecular das células, observando a importância do metabolismo celular e á função dos tecidos na natação. Observando como é importante a prática de atividade física, e, sobretudo a natação, no caso de fomentar o metabolismo celular e trazer benefícios a saúde.

Desenvolvimento:

A descoberta da célula está ligada à invenção do microscópio.

Além de possuir unidade de composição, também possui unidade funcional, é considerada a unidade básica da vida de todos os seres vivos, sendo uma estrutura de todo o mundo animal. São unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Cada célula é constituída por uma membrana celular, citoplasma e núcleo. Já os organismos são compostos por uma ou mais células.

De acordo com a sua estrutura é possível nomear dois tipos de células diferentes procarióticas e eucarióticas.

As células que não apresentam núcleo individualizado e organizado, são chamadas células procarióticas. As células que apresentam uma organização estrutural mais complexa, é chamada de células eucarióticas. Os dois tipos de células possuem membrana celular e citoplasma.

As células são constituídas por elementos químicos tais como: oxigênio, carbono, hidrogênio, azoto, fósforo e enxofre, mas não se deve ignorar elementos químicos como o sódio, o magnésio, o cálcio, o potássio, o ferro, o cloro, o iodo, o bromo e o zinco, que embora, estão presentes em pequenas quantidades nas células.

A matéria viva contém quatro tipos básicos de substâncias orgânicas: proteínas, glícidos, lípidos, e ácidos nucléicos, o composto com maior presença na célula é a água, por isso, se diz que água é vida.

Cada tipo de célula é responsável em realizar uma função.

A membrana plasmática, separa o meio intracelular do meio extra celular e é a principal responsável pelo controlo das trocas. O núcleo, é o maior organelo da célula, funcionando como centro de controlo da célula.

As mitocôndrias, estão envolvidas em processos de obtenção de energia por parte da célula, são a sede de importantes fenómenos respiratórios. Os cloroplastos, são organelos que possuem dupla membrana e estruturas.

Os vacúolos, são organelos com tamanhos variados, envolvidos por uma membrana, podendo armazenar gases, pigmentos, açúcares, proteínas ou outras substâncias, participa no equilíbrio hídrico da célula.

A parede celular envolve as células conferindo-lhes proteção, rigidez e resistência. Os centríolos, intervêm na formação do fuso acromático na divisão celular.

O retículo endoplasmático, consiste num sistema de sáculos, vesículas ecanalículos, envolvido na síntese de proteínas, lípidos e hormonas.

O aparelho ou complexo de Golgi, tem como funções a acumulação e o transporte de proteínas, intervém em fenômenos de secreção.

Os lisossomas, organito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com