TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio De Fundamentos Historicos

Monografias: Desafio De Fundamentos Historicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2013  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: “Aspectos da Perspectiva Renovadora do Serviço Social no Brasil” e “O Processo

de Reatualização no Conservadorismo”.

1- No tema 5, o autor aborda as reflexões propostas no seminário de Araxá e de Teresópolis como importantes contribuições para o processo de renovação do Serviço Social. Mas, qual o seu conhecimento sobre estes documentos? Escreva um texto de no mínimo uma lauda que apresente como se deu a construção dos dois documentos frutos destes seminários.

Seminário de Araxá.

O Seminário de Araxá defendia a colocação do Assistente Social, sua capacitação para formular, administrar as politicas sociais e não apenas executá-las. Questionou também a funcionalidade da profissão no contexto brasileiro, reviu a especificidade técnico-funcional no molde autocrático burguês assumido pela categoria profissional, polêmica não relatada no documento.

De acordo com o Documento resultante do Seminário Araxá, a contribuição do Serviço Social seria positiva através do desenvolvimento mutável nas áreas econômicas, tecnológicas, socioculturais e político-administrativos. As mudanças seriam introduzidas através de um planejamento integrado com priorização econômica e tecnológica, associadas à cultura e a administração, com dimensões sociais e políticas.

Conclui-se que o principal objetivo nesse Seminário foi uma corrente diretamente ligada a um movimento de mudanças, priorizando o desenvolvimento econômico e tecnológico com uma visão dimensional social verdadeiramente fato realista. Apesar da preocupação com a teorização do Serviço Social, o Seminário de Araxá não faz um enfrentamento direto e explicito, resumindo a teorização a “uma abordagem técnica operacional, baseada no modelo básico do desenvolvimento”.

Seminário de Teresópolis.

O Documento resultante do Seminário de Teresópolis foi elaborado por 33 profissionais e possui diferenças em relação ao Documento de Araxá no aspecto formal e também na sua reflexão, municiada por uma documentação prévia, com referências necessárias ao estudo direcionado à Metodologia do Serviço Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com