TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função Da Arte

Casos: Função Da Arte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 5

DEFINIÇÕES & FUNÇÕES DA ARTE

A arte é um produto da atividade humana, porém particularmente livre e desinteressada, cujo fim não é a satisfação de uma necessidade imediata, mas despertar em todos um sentimento, uma emoção viva.

A arte tem uma importância prospectiva fundamental. Ela nos ajuda a descobrir o que começa a ser necessidade presente para a humanidade, em cada etapa nova de sua evolução.

Desde a antiguidade o homem vem modificando o seu comportamento, expressando de todas as formas seus sentimentos, anseios, retratando sua vida através da arte. A arte tem varias funções na vida do homem. Entre elas, podemos destacar a função de educar.

A arte estimula a percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade. Alem disso, a arte tem sua função social, pois é capaz de reinserir pessoas na sociedade e de ampliar os horizontes de cidadãos marginalizados. Por sua função social, a arte é empregada em diversos projetos em periferias das grandes cidades.

A força da arte está em suas mais variadas formas de manifestação, como a musica, o desenho, a pintura, a dança e a interpretação. Também como função social, a arte transmite ideias e levando ao desenvolvimento do senso critico e de uma melhor expressão oral e comunicativa.

A arte também tem uma função ambiental, que está baseada na alfabetização estética, ou ensinar o homem a organizar formas, luzes e cores, garantindo equilíbrio e harmonia a sua vida.

A arte ainda ajuda a manifestar as qualidades étnicas e psíquicas de uma nação, e expõe sentimentos e anseios individuais.

A arte deve ser valorizada em todas as suas concepções.

O homem através da arte queria expressar a sua própria essência enquanto ser humano, e como figura principal do processo de transformação da humanidade no que diz respeito ao modo de pensar, enaltecer suas qualidades culturais e artísticas, passando de geração um aprimoramento voltado para a época em que se encontrava.

É bem verdade que tudo que nos cerca tem certo toque de arte. A própria vida humana é uma manifestação bela, dando a entender que é a partir dela que todas as manifestações da arte são expressas, de maneira explicita e implícita. Quando se entender a arte a partir desta concepção.

A arte não possui utilidade no sentido concreto da palavra, mas isso não significa que ela não tenha uma grandiosa função, ela transpassa de forma explicita e clara o que sentimos ou qualquer coisa que não dê para explicar ou resumir, uma função psicológica, sentimental que leva emoções ao todos e é um bem enorme que é com certeza inexplicável.

A arte não é única e não e concreta, por isso a Arte é tão maravilhosa, a interpretação da Arte depende do observador e reconhecer e usufruir dessa utilidade é única de cada pessoa principalmente.

Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.A arte está ligada à estética, porque é considerada uma faculdade ou ato pelo qual, trabalhando uma matéria, a imagem ou o som, o homem cria beleza ao se esforçar por dar expressão ao mundo material ou imaterial que o inspira. Na história da filosofia tentou se definir a arte como intuição, expressão, projeção, sublimação, evasão, etc. Aristóteles definiu a arte como uma imitação da realidade.

Arte é um produto da criatividade humana que, mediante conhecimentos, técnicas e um estilo todo pessoal transmite uma experiência de vida ou uma visão de mundo, expressando verdades humanas despertando emoções em quem usufrui. Quanto mais ampla é a visão de mundo do artista, quanto mais rica é sua experiência de vida, maior são suas possibilidades de expressar verdades humanas universais e emocionar seu público

MAS PARA QUE É NECESSÁRIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com