TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função da célula Sertoli

Seminário: Função da célula Sertoli. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Seminário  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 2

Função das células de Sertoli:

Fornecem um suporte estrutural e mecânico ao epitélio germinativo, e fornecem lactato para esse mesmo epitélio como forma de nutrição e formam uma barreira chamada de barreira hemato testicular, e outra função é secretar proteínas transportadoras de nutrientes, proteína ligante de andrógeno que se liga a testosterona, a almatase que converte testosterona em estradiol, e produzem também um hormônio chamado de hormônio antiglomeriano que serve para diferenciação sexual, então ele induz a regressão do ducto chamado de ducto moleriano que origina o aparelho reprodutor feminino, então é preciso induzir a inibição desse ducto para evitar que haja uma formação dupla, de órgãos sexuais duplos, e produz também a inibina e a timina que regulam a secreção do FSH. Além dessas funções essas células de sertoli têm outras três funções que são:

• Fagocitose de resíduos citoplasmáticos provenientes da espermiogênese

• Produzem o fluído que transporta espermatozoides desde o testículo até o epidídimo.

• Fornecem suporte mecânico.

Barreira Hemato Testicular:

Os espermatozoides são células em formação, e não se pode permitir, que qualquer alteração física, altere a formação dessas células, porque essas células vão gerar indivíduos, se alguma alteração acontece nelas, elas vão originar indivíduos defeituosos, então essas células de sertoli se ligam por ligações muito próximas chamadas junções oclumentes, essas junções oclumentes formam tipo de uma membrana grudada na outra, onde impede que vírus, substâncias nocivas ou próprias outras células reconheçam espermatozoides como células estranhas e destruam essas células. Então a função dessa barreira é proteger as células em desenvolvimento contra resposta imune, e, além disso, isolam células germinativas do resto do organismo impedindo que, por exemplo, uma infecção viral ou bacteriana altere a produção de células. Essa barreira protege de algumas coisas, mas não protege de outras, exemplo, o vírus da caxumba, ele é um micro-organismo que tem predileção por células com glândulas, os testículos são glândulas, as glândulas salivares são glândulas então por via sanguínea se alojam no testículo, quando a imunidade do indivíduo com caxumba está muito baixa, então ela infecciona o testículo, podendo causar esterilidade.

• Outra causa de esterilidade são os indivíduos que tomam testosterona, pois a testosterona bloqueia o FSH, tendo como causa a infertilidade.

• Baixa testosterona também é uma causa de infertilidade porque não estimula a espermatogênese.

Células de Leydig: Secretoras de testosterona, e estão envolvidas com as funções da testosterona, quanto na espermatogênese.

Para que as células germinativas deem origem aos espermatozoides, elas precisam do hormônio hipoficiário FSH. O hormônio LH estimula as células de leydig para produzir testosterona, essa testosterona também atuaria as células de leydig no epitélio germinativo e por isso que as células de sertoli produzem uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com