TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Da Escapula

Artigo: Funções Da Escapula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  6.327 Visualizações

Página 1 de 2

A escápula, osso par, chato, fino e formato triangular, forma a parte dorsal da Cintura escapular, é um dos dois ossos que compõem o ombro, e que estabelecem uma ligação entre os membros superiores com o tronco.

Situado na região costal do ombro, na altura entre as segunda e sétima costelas, articula-se com dois outros ossos: o úmero e a clavícula(apenas nos humanos e nas aves, pois os outros animais nao possuem clavícula) - articulando-se ao tronco através desta última. Apesar disto, tem grande importância para movimentação dos braços, em razão da musculatura que a ela se prende.

Sua importância funcional reporta-se a movimentos como, por exemplo, erguer o os braços lateralmente ou para a frente - quando então são movimentados os úmeros, as escápulas e até mesmo as clavículas.

No que se refere à vascularização, os músculos escapulares são, em geral, irrigados pela artéria subescapular, derivada da artéria subclávia.

Os movimentos da escápula requerem deslizamento da mesma sobre o tórax. Normalmente existe flexibilidade considerável de tecido mole, o que permite que a escápula participe de todos os movimentos do membro superior.

Os movimentos da escápula são de elevação, depressão, protracção (abdução) e retracção (adução);Trapézio (porção inferior) - tem origem nos processos espinhosos das vértebras torácicas, sua inserção se dá no espaço triangular na base da espinha da escápula, a orientação das fibras são para cima e para fora, da coluna até à espinha escapular e tem por acção principal girar superiormente, deprimir, aduzir e estabilizar a escápula. Sua inervação é feita por nervo acessório (nervo craniano XI_ espinhal) e ramos de C3-C4.

Rombóide (maior e menor) - tem origem nos processos espinhosos de C7 a T5, faz sua inserção no bordo vertebral da escápula, entre a espinha e o ângulo inferior; a orientação das fibras é para baixo e para fora, e sua acção principal é retrair a escápula, e secundária estabilizar, rodar e elevar a escápula. A enervação é feita pelo nervo escapular dorsal C4-C5

Latíssimo do dorso - tem origem nos processos espinhosos de T6-T12, vértebras lombares e sagradas, da 8ª à 12ª costela, fáscia toraco-lombar, ângulo inferior da escápula e, por vezes, lábio posterior da crista ilíaca. Sua inserção é no lábio medial do sulco intertubercular do úmero. As as fibras orientam-se para cima e para fora, em direcção ao úmero. A acção principal: aduz o braço (e a escápula) e secundária: estende e roda medialmente o braço. A inervação: nervo toraco-dorsal.

Peitoral menor - Origem: superfícies anteriores da 3ª à 5ª costela; Inserção: processo coracóide; Orientação das fibras: para cima e para fora; Acção principal: deprime a escápula ou eleva as costelas; Inervação: nervo torácico anterior;

Subclávio - Origem: 1ª costela; Inserção: na clavícula, entre os ligamentos costoclavicular e conóide; Orientação das fibras: para cima e para fora, quase horizontalmente; Acção principal: estabiliza a cintura escapular; Acção secundária: deprime a cintura escapular e eleva a 1ª costela; Inervação: nervo subclávio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com