TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GIMNOSPERMA E ANGIOSPORMA

Trabalho Universitário: GIMNOSPERMA E ANGIOSPORMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 2

ngiospermas são comumente conhecidos como plantas com flor que possam ser claramente distinguidos dos gimnospermos por certa “derivada” características.

Em botânica, essas características são especificamente designadas como sinapomorfias.

Gimnospermas são conhecidos como os ancestrais das plantas com flores que eram conhecidos de existir a 140 milhões de anos.

Gimnospermas são plantas vasculares, com sementes reunidas em cones, mas sem frutos. Divisões: Coniferophyta, Cycadophyta, Ginkgophyta e Gnetophyta.

Angiospermas são plantas vasculares, com sementes, flores verdadeiras e frutos. Divisão Anthophyta.

Com o passar dos anos a floração das plantas evoluíram com alterações em vários órgãos como flores, Folhas, caules, etc, o endosperma logo depois que angiospermas e gimnospermas foram classificados e colocados em diferentes posições no reino vegetal.

Angiospermas e Gimnospermas

A presença ou não de frutos implica em muitas outras características diferentes entre as gimnospermas e angiospermas.

.

Gimnospermas

O grupo das Gimnospermas é composto por plantas que têm sementes mas não produzem frutos. O nome Gimnosperma tem duas partes que vem do grego : gmnos = nu e sperma = semente. Por isso é o Grupo das “sementes nuas”, sem o fruto que as protege. Nessa divisão encontramos plantas terrestres e adaptadas ao clima temperado e frio. Um exemplo é o Pinheiro que usamos no Natal.

As gimnospermas são plantas que produzem flores (Fanerógamas), além de raiz, caule e folhas, mas não têm frutos.As flores (ou estróbilos), são primitivas e as sementes são nuas (sem fruto).

As plantas com sementes são geralmente divididas em uma única classe, conhecidas como Sprematophyta, que está ainda subdividida em angiospermas e gimnospermas.

A palavra gimnosperma é derivada da palavra grega gymnospermos, que significa “semente nua”. Angiospermas e gimnospermas são plantas com sementes. Embora, as diferenças são mais distintas, os pontos a seguir mencionados são algumas das semelhanças entre eles.

* Eles são capazes de produzir pólen para a fecundação e sua fecundação é siphonogamous, através de um tubo polínico. Gimnospermas dependem principalmente da polinização pelo vento e algumas angiospermas também são dependentes do mesmo agente.

...

Baixar como  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »