TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gimnospermas

Pesquisas Acadêmicas: Gimnospermas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 5

Gimnospermas (Gymnus = nu; Sperma = semente).

As gimnospérmicas ou gimnospermas são plantas vasculares com frutos não carnosos e cujas sementes não se encerram num fruto. Diferenciando-se assim das angiospérmicas, que têm suas sementes envoltas por um fruto, gerado por um ovário.

As Gimnospermas já foram tidas como um grupo natural, no entanto algumas descobertas fósseis sugerem que elas são associações fúngicais secundárias, de modo que elas não representam somente um indivíduo. As gimnospermas são vegetais lenhosos de aspecto arbustivo ou arbóreo, neste caso formando árvores de grandes dimensões, como ocorre com as sequóias e os pinheiros. Não existem formas herbáceas.

Reprodução das gimnospermas:

Vamos usar o pinheiro-do-paraná (Araucária angustifólia) como modelo para explicar a reprodução das gimnospermas. Nessa planta os sexos são separados: a que possui estróbilos masculinos não possuem estróbilos femininos e vice-versa. Em outras gimnospermas, os dois tipos de estróbilos podem ocorrer numa mesma planta. Nos pinheiros, as sementes são chamadas pinhões. Uma vez formados os pinhões, o cone feminino passa a ser chamado pinha. Se espalhadas na natureza por algum agente disseminador, as sementes podem germinar. Ao germinar, cada semente origina uma nova planta. A polinização é feita pelo vento ou por insetos pouco especializados(besouros), daí a grande quantidade de grãos de pólen formados.

Características:

• Possuem sementes que não estão abrigadas em frutos;

• Não dependem de água para reprodução;

• Vivem em ambientes frios ou temperados;

• Dotados de raízes, caule, folhas, flores secas e sementes;

Caracterização das divisões:

1. Divisão: Cycadophyta (cicadáceas)

São plantas grandes, sendo que algumas atingem 18 metros ou mais de altura, semelhante a palmeiras e samambaiaçus, encontradas em regiões tropicais e subtropicais. Compreende 11 gêneros e 140 espécies. São frequentemente toxicas, por compostos neurotóxicos e carcinogênicos.

2. Divisão: Ginkgophyta (ginkgo)

Planta dióica, possui folhas flabeliformes, ramos abertos e padrão de nervaçãodicotômico, microstróbilos alongados e numerosos nas axilas foliares, megastróbilos muito simplificados constituídos de um pedúnculo portando 2óvulos carnosos, alaranjados, fortemente odoríferos quando maduros.

3. Divisão: Coniferophyta (coníferas)

Este grupo apresenta 50 gêneros e 550 espécies, são mais comuns nasregiões temperadas e temperadas frias, especialmente no Hemisfério Norte,onde formam extensas florestas. A planta vascular mais alta, as sequóias(Sequoiodendron e Sequoia) são árvores de até 110 metros de altura e odiâmetro do tronco pode atingir 11 metros, ocorrem na América do Norte. Asconíferas incluem os pinheiros com cerca de 90 espécies e os abetos.

Em Pinales pode-se citar como característica anatômica a presença decanais resiníferos. A madeira das coníferas também é muito usada parafabricação de móveis e papel. As famílias mais importantes são:

 Família Pinaceae:

Esta é a maior família de gimnospermas vivas, com centro de dispersãono hemisfério norte. Plantas monóicas, arbóreas ou arbustivas lenhosas, com folhas dispostasem espiral, em certos gêneros (Pinus, Cedrus, Larix ) estas só se forma emramos curtos especiais, os braquiblastos, apresentando-se então em fascículos.

 Família Araucariaceae:

São Plantas dióicas, arbóreas de grande porte, com folhas pequenas,alternas, em geral densamente dispostas, e em certos casos imbricadas. Plantascom sexos separados.

 Família Cupressaceae:

Esta é a segunda maior família do grupo, com 18 gêneros e cerca de 180espécies no hemisfério norte. Somente 2 gêneros ocorrem espontaneamente nos Andes chilenos, um na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com