TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS

Trabalho Escolar: GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  1.085 Visualizações

Página 1 de 2

Gimnospermas:

As Gimnospermas são plantas vasculares que produzem flores e sementes, mas são sementes nuas, ou seja, não são envolvidas pelo ovário desenvolvido, que são os frutos. São inseridas em escamas, que formam uma estrutura cônica.

Nas Gimnospermas há a independência da água para a reprodução, portanto a reprodução é por sifonogamia, ou seja, existe a presença de um tubo polínico, que carrega o gameta até a oosfera.

São árvores e arbustos de diversos tamanhos, com raiz, caule, folhas e sementes, e alguns tipos, principalmente as coníferas, são produtoras de resina, que as protege de insetos e fungos.

É o grupo de plantas mais numeroso, e mais comum na atualidade. São cerca de 235.000 espécies que habitam em todos os tipos de ambientes, vão desde gramíneas à enormes árvores.

Angiospermas :

A principal característica das Angiospermas é a presença das flores e dos frutos, portanto são importantíssimas também, para os animais, seres humanos e para a economia do país. São vasculares, fanerógamas, possuem raíz, caule e folhas, e independem da água para reprodução.

Reprodução:

A reprodução é sexuada, e a fecundação ocorre pela transferência dos grãos de pólen de uma antera até a abertura de um carpelo, e para isso, normalmente é necessário um agente polinizador, podendo ser insetos ou aves.

Na época reprodutiva, as flores se desenvolvem para atrair os agentes polinizadores, através de suas cores e substâncias adocicadas.

Em alguns vegetais as flores masculinas e femininas são separadas, para não ocorrer a autofecundação, mas em sua maioria, as flores possuem os dois tipos de estruturas.

Quando o agente polinizador entra na flor para se alimentar, sempre entram em contato com as anteras, que liberam os grãos de pólen, que ficam grudados no corpo do animal. Ao pousar em outra flor, o animal entra em contato com o estigma, que pega os grãos de pólen.

O grão de pólen germina, se expande, e forma um tubo polínico pelo interior do estilete até alcançar a oosfera (gameta feminino). A partir daí, há a liberação das células espermáticas, realizando uma dupla fecundação, onde os gametófitos masculinos e femininos deixam de existir e formam um novo esporófito. Depois da fecundação, o ovário passa por uma transformação, e forma o fruto que protege e nutre as sementes no seu interior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com