TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRAVIDEZ INDESEJADA

Ensaios: GRAVIDEZ INDESEJADA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  3.039 Palavras (13 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 13

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EVERARDO BACKHEUSER

ABORTO

ALUNA: JOSIELI PRUDENTE

DESCANSO – 2014

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EVERARDO BACKHEUSER

ABORTO

ALUNA: JOSIELI PRUDENTE

Trabalho de Conclusão de curso sugerido pelo programa EMI da Escola de Educação Básica Everardo Backheuser como requisito parcial para obtenção do certificado do ensino médio. Sob orientação da professora Ana Maria Sawitzki Stadler.

DESCANSO – 2014

RESUMO

Aborto é a interrupção precoce da gravidez, podendo ser espontânea ou provocada, com a remoção ou expulsão de um embrião ou feto, resultando na sua morte ou sendo causada por ela. Há dois tipos de aborto: Aborto Espontâneo e Aborto Induzido.

Aborto espontâneo é o término acidental de uma gravidez com menos de vinte semanas de gestação, quando ocorre consecutivamente é chamado de Aborto de Repetição. A principal causa do aborto espontâneo são as anormalidades cromossômicas, e também há várias outras causas como: Idade materna, tabagismo, cocaína, entre outras. O principal sintoma do aborto é o sangramento vaginal, que pode vir acompanhado de fortes dores abdominais e contrações uterinas.

O aborto Induzido é o aborto causado deliberadamente por razões médicas admitidas pela lei ou clandestinamente por pessoas leigas, pode acontecer pela ingestão de medicamentos ou por meio de métodos mecânicos. O aborto induzido é dividido em duas subcategorias: Aborto Terapêutico e Aborto eletivo. Há vários métodos que induzem um aborto, entre eles podemos citar o uso de dois medicamentos chamados Mifepristone e Misoprostol, além disso, há métodos como aspiração, curetagem, nascimento parcial, chás abortivos, e vários outros.

As mulheres se submetem à varios riscos quando recorrem a clínicas clandestinas, tendo o aborto realizado por indivíduos sem formação, equipamentos perigosos e em instituições inadequadas e sem higiene. Quase metade de todos os abortos feitos no mundo são realizados com altos riscos para a mulher e em condições precárias. Apesar da enorme frequência de abortos no nosso país, o aborto é crime tipificado nos arts. 124 a 128 do Código Penal Brasileiro, contudo, mulheres presas por fazer abortos são uma raridade.

Após uma pesquisa feita com os alunos do Ensino Médio Inovador da Escola de Educação Básica Everardo Backheuser, constatou-se que 88,75% dos alunos são contra a legalização do aborto, e 11,25% são a favor. Sendo que olhando pelo gênero a qual pertence, 95,65% das mulheres são contra a legalização enquanto 4,34% são a seu favor. E perante a situação dos homens, 79,41% são contra, e 20,58% são a favor.

SUMÁRIO

1

2.2.2.2 INTRODUÇÃO................................................................................... 4

Aborto: O que é?.................................................................................

ABORTO ESPONTÂNEO...................................................................

Prevenção do Aborto Espontâneo...................................................

ABORTO INDUZIDO...........................................................................

Métodos que induzem um aborto....................................................

Aborto no Brasil e o perfil das gestantes...........................................

Aborto: Proibição ou Legalização?..................................................

Leis perante a prática do Aborto Induzido.......................................

Pesquisa feita com os alunos do EMI...............................................

1 INTRODUÇÃO

O aborto é um assunto bastante polêmico na sociedade. Além disso, independente da região ou do país, o aborto ocorre em todos os lugares do mundo, o que o torna um assunto destaque para ser discutido e para ser analisado de forma que mostre as diferentes opiniões sobre o tema.

O aborto ocorre de duas formas diferentes, sendo eles: o Aborto Espontâneo e Aborto Induzido. São abortos espontâneos aqueles que desencadeam no término acidental de uma gravidez com menos de vinte semanas de gestação, e abortos induzidos são aqueles que como o nome já diz, são induzidos por razões médicas admitidas pela lei ou clandestinamente por pessoas leigas, o que constitui crime.

No seguinte trabalho, o aborto espontâneo e o aborto induzido são explicados de forma consistente e específica. Serão apresentadas as principais causas, sintomas e formas de prevenção do aborto espontâneo.

Recebendo um destaque especial, temos o aborto induzido, que é um tema muito polêmico, principalmente por causa da discussão sobre sua legalização ou não no Brasil. Foram introduzidos no trabalho a seguir, os métodos que induzem um aborto, desde o método mais simples- chás abortivos, até os mais específicos, feitos por médicos em situações legais, ou em clínicas clandestinas, o que coloca em risco a saúde e a vida da gestante.

Existem leis perante casos de aborto no Brasil, o aborto é crime tipificado nos arts. 124 a 128 do Código Penal Brasileiro, e é legalizado apenas em três situações: se não há outro meio de salvar a vida da gestante, se a gravidez resulta de estupro e nos casos de anencefalia fetal. Contudo, cada país possui sua legislação, que vai desde ser legal em todos os casos, até ser ilegal independente da situação.

No trabalho a seguir, é possível perceber a diferença de opiniões sobre a legalização ou a proibição do aborto induzido no Brasil. Após uma pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com