TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glicose

Seminário: Glicose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Seminário  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  1.248 Visualizações

Página 1 de 3

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Glicose é a Aldo hexose, ou seja, C6H12O6, a mais importante para manutenção da energia de um ser vivo. A Glicemia como é chamada, é mantida por mecanismos regulatórios sua elevação ou sua diminuição remetem a patologias.Níveis elevados de glicose no sangue dá-se o nome de hiperglicemia assim como abaixo dos valores de referência é chamando de hipoglicemia.A glicose normalmente é filtrada pelos túbulos renais, e sua metabolização é para produção de ATP .A glicose provêm da digestão de alimentos das mudanças químicas nele produzidos pelo fígado. O pâncreas produz dois hormônios importantes na regulação da taxa de glicose (açúcar) no sangue: a insulina e o glucagon A insulina horrmônio que capta a glicose do sangue tem um papel de se ligar aos receptores induzindo as células extraírem a glicose do sangue impedindo que as células queb

rem as proteinas e as gorduras eo glucagon funciona de maneira oposta à insulina.Assim exames de sangue podem detectar se os anomalias. O exame da glicose, popularmente conhecido como o teste da glicose, consiste na retirada de sangue, em jejum, para avaliar a quantidade de açúcar no sangue. Os valores normais de açúcar no sangue são:

• Valor normal para um adulto: 70 a 100mg/dl

• Valor de diagnóstico da diabetes: em dois dias diferentes, valores iguais ou superiores

• a 126mg/dl

O teste de tolerância da glicose é feito 2 horas após a ingestão de conteúdo líquido açucarado fornecido pelo laboratório. Neste caso, os valores de referência são:

• Adultos: 75g de glicose.

• Crianças com até 43 kg: 1.75g/Kg.

• Grávidas: 50g de glicose inicial. Após tomar o líquido: ideal até 140mg/dl. Se o valor for superior, deve-se fazer o teste de curva glicêmica. Algumas orientações para quem vai realizar o exame da glicose é fazê-lo pela manhã, não ingerir nada até, no mínimo, 8 horas antes da coleta de sangue. Não fumar e evitar esforços.

. 2.REAÇÃO QUÍMICA

A glicose oxidase catalisa a oxidação da glicose para ácido glicônico e peróxido de hidrogênio. Através de uma reação oxidativa de acoplamento catalisada pela peroxidase, o peróxido de hidrogênio formado reage com 4-aminoantipirina e fenol, formando um complexo de cor vermelha (quinoneimina), cuja absorbância medida em 500 nm, é diretamente proporcional à concentração de glicose na amostra.

3. METODOLOGIA PARA COLETA DE SANGUE:

 Luvas,

 (Seringas 10 ml, agulha 25x7)

 Algodão

 Álcool 70%

 Pipetas 1 ml /20ul e ponteira

 Sangue (amostra)

 Garrote

 Estante para os tubos

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA COLETA SANGUE:

 Veia facilmente palpável;

 Braço sem realização de mastectomia,

 Braço sem infusão IV;

 Local sem hematoma, edema, contusão;

 Local sem múltiplas punções;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com