TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica Metabolismo Da Glicose

Dissertações: Bioquimica Metabolismo Da Glicose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  2.611 Visualizações

Página 1 de 5

Sobre a gliconeogênese e responda:

1 - Quais são as três reações da glicólise que não atuam na gliconeogênese?

Existem 3 reações da glicolise que não são revertidas e meio fisiologico, e portanto não podem participar da gliconeogênese. Elas são substituídas por outras para o funcionamento da via.

São elas a conversão de fosfoenolpiruvato em piruvato catalisada pela piruvato cinase, a fosforilação da frutose 6p catalisada pela fosfofrutocinase 1 e a conversão da glicose para glicose 6p, catalisada pela hexocinase.

2 - Numa situação em que na célula há altos níveis de ATP, qual das duas vias estará funcionando: glicólise ou gliconeogênese? (justifique sua resposta)

Altos niveis de ATP na célula, significa que a via da glicolise esta em funcionamento, pois, o destino da glicose é a geração de dois piruvatos e para isso o saldo final positivo é de 2 ATPs: glicose + 2 ADP + 2Pi + 2NAD+ 2 piruvato + 2ATP + 2NADH + 2H+ + 2H2O, e como sintetizar glicose a partir de piruvato é um processo custoso como podemos ver pela equação: 2 piruvato + 4ATP + 2GTP + 2 NADH + 4H2O glicose + 4ADP + 2GDP + 6Pi + 2NAD+ +2H+ , fica claro assim que é impossível que a gliconeogênese seja responsável pelas altas taxas de ATPs nas células.

Sobre a via das pentoses

3 - Esquematize as duas reações de oxidação da via das pentoses, citando as enzimas e as coenzimas envolvidas nestas reações.

A primeira reação oxidativa é catalisada pela enzima clicose 6P desidrogenase, esta etapa é a mais regulada da via e utiliza o NADP+ como coenzima

NADP+ NADPH + H+

Glicose 6P 6fosfoglicono δ lactona

Glicose 6P desidrogenase

A hidrolização do 6fosfoglicono δ lactona feita pela enzima 6fosfogluconolactose, tem como produto o 6 fosfogluconato, produto para a segunda reação oxidativa, que é catalisada pela enzima fosfogluconato desidrogenase que junto com a redução do NADP+, libera também CO2 e o seu produto é a ribulose 5P, vale notar que nesta reação o NADP+ é uma coenzima.

NADP+ NADPH + H+ + CO2

6fosfogluconato ribulose 5P

Fosfogluconato desidrogenase

4 - Definir transaldolase e transcetolase, mostrando a coenzima envolvida nas reações. Citar exemplos de reações catalisadas por cada tipo de enzima que ocorrem na via das pentoses

Trancetolase é uma enzima que catalisa a transferência de um fragmento contendo dois carbonos da xilulose 5P para a ribose 5P e o produto final desta transferência é a sedo heptulose 7P. A transaldolase é uma enzima que catalisa a transferência de um fragmento contendo três carbonos da sedo heptulose 7P e condensa este fragmento com o gliceraldeido 3P formando a frutose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com