TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gregor Mendel

Tese: Gregor Mendel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Tese  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 7

1. RESUMO

Gregor Mendel é conhecido atualmente como o pai da genética por seus experimentos feitos com ervilhas no passado. Adotou o nome de Gregor após ingressar na ordem religiosa, ele adquiriu muitos conhecimentos nessa área após estudar na universidade de Viena e com seu pai que trabalha de jardineiro. Daí surge seu interesse pelas plantas e outros mais.

Mendel criou um sistema para contagem dos híbridos resultantes do cruzamento das plantas e, tomando por base a altura dos vegetais e a cor das sementes e das flores, formulou leis relativas à hereditariedade dos caracteres dominantes e recessivos. Essas leis, que colocam em evidência a descontinuidade do patrimônio hereditário, que credenciam Mendel como fundador da genética.

Palavras-chave: Gregor Mendel, Experimentos, Pai da Genética, Leis

2. INTRODUÇÃO

Mendel conhecido como pai da genética mostrará porque possui esse mérito, ele desenvolverá experimentos de hibridação, onde será o primeiro a conseguir resultados positivos em termos de características individuais; suas duas leis desenvolvidas, segregação e uniforme mostrarão como os cruzamentos de ervilhas e outros híbridos foram realizados. Relatará que ele foi o descobridor dde que as características dos filhos não vêm somente do pai, buscando entender como as características hereditárias eram transmitidas de pais para filhos.

3. BIOGRAFIA

Gregor Mendel nasceu em 20 de julho de 1822, num pequeno povoado chamado Heinzendorf, na atual Áustria. Ele foi batizado com o nome de Johann Mendel, mudando o nome para Gregor após ingressar para a ordem religiosa dos agostinianos. Foi ordenado sacerdote no ano de 1847.

Entre os anos de 1851 e 1853 estuda História Natural na Universidade de Viena. Neste curso, adquiri muitos conhecimentos que seriam de extrema importância para o desenvolvimento de suas teorias (leis). Aproveitou também os conhecimentos adquiridos do pai, que era jardineiro, para começar a fazer pesquisas com árvores frutíferas. Em 1856 já fazia pesquisas com ervilhas, nos jardins do monastério.

Sua primeira monografia foi publicada em 1866, mas, devido ao caráter quantitativo e estatístico de seu trabalho, e das influências do trabalho de Darwin (1859) sobre a origem das espécies, pouca atenção foi dada àqueles relatos.

Em 1900 o trabalho de Mendel foi redescoberto por outros pesquisadores. Cada um deles obtiveram, a partir de estudos independentes, evidências a favor dos princípios de Mendel, citando-o em suas publicações.

Mendel não possuía interesse apenas nas plantas, mas também em meteorologia e em teorias da evolução, e freqüentemente se perguntava como as plantas adquiriam características incomuns.

Mendel é considerado o pai da genética, foi ele que descobriu que as características dos filhos não vem somente do pai, como se acreditava na época (tanto é o fato que existem desenhos de espermatozóides com um bebe em miniatura dentro, pois eles achavam que o filho já ia "pronto" do pai e só usava o útero para se desenvolver.Mendel contrariou essa idéia através de pesquisas de polinização cruzada com ervilhas provando que as características vem tanto do pai quanto da mãe.

De volta a Brünn, onde passou o resto da vida. Mendel continuou interessado em ciências. Fez estudos meteorológicos, estudou a vida das abelhas e cultivou plantas, tendo produzido novas variedades de maçãs e peras. Entre 1856 e 1865, realizou uma série de experimentos com ervilhas, com o objetivo de entender como as características hereditárias eram transmitidas de pais para filhos.

Em 1905, o inglês William Bateson, batizou essa ciência que começava a nascer de Genética. Morreu em 6 de janeiro de 1884, aos 61 anos de idade sem que tivesse, em vida, seus estudos reconhecidos. Somente no começo do século XX que alguns pesquisadores puderam verificar a importância das descobertas de Mendel para o mundo da genética.

2.2. MATERIAL ESCOLHIDO

Mendel escolheu ervilhas como seu organismo experimental, por ser uma planta anual que podia ser cultivada e cruzada facilmente tendo-se a possibilidade de se obter progênie abundante ocupando pouco espaço. Possuía genitores contrastantes com características bem definidas e muita variabilidade para vários caracteres. Além disso, as ervilhas contêm flores perfeitas que contém ambas as partes, femininas e masculinas (produtoras de pólen), e elas são normalmente autofertilizadas, atingindo a homozigose e pureza por processo natural de propagação.

2.3 A ESCOLHA DA PLANTA

A ervilha é uma planta herbácea leguminosa que pertence ao mesmo grupo do feijão e da soja. Na reprodução, surgem vagens contendo sementes, as ervilhas. Sua escolha como material de experiência não foi casual: uma planta fácil de cultivar, de ciclo reprodutivo curto e que produz muitas sementes.

4. IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DE MENDEL

Embora as conclusões de Mendel tenham se baseado em trabalhos com uma única espécie de planta, os princípios enunciados nas duas leis aplicam-se a todos os organismos de reprodução sexuada. Pode-se tomar como exemplo um caso de herança animal.

Cobaias pretas homozigotas cruzadas com cobaias brancas homozigotas originarão descendentes pretos heterozigotos, que cruzados entre si, originarão cobaias pretas e brancas na proporção 3:1.

Mendel criou a base da genética moderna. Embora seus estudos tenham permanecidos obscuros até o século XX eles influenciaram a biologia como um todo dando origem a todos os estudos posteriores sobre hereditariedade e genética.

4.1 PRIMEIRA LEI DE MENDEL

A primeira lei de Mendel, chamada de lei da segregação ou lei da pureza dos gametas, pode ser enunciada da seguinte forma: na formação dos gametas, os pares de fatores se segregam.

A Primeira lei de Mendel foi baseada em trabalhos já existentes sobre a hibridação de plantas onde Mendel procurou e encontrou plantas com caracteres distintos e diferentes para realizar o cruzamento entre elas. Mendel observou que as ervilhas eram de linhagens puras e que não variava suas características entre as gerações.Ele pegou ervilhas com sementes amarelas e ervilhas com sementes verdes para fazer o estudo.

As ervilhas possuem flores que são autofecundáveis, ou seja, o grão de pólen da antera da flor cai no pistilo da própria flor, então

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com