TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hemograma Completo

Dissertações: Hemograma Completo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  2.593 Palavras (11 Páginas)  •  2.248 Visualizações

Página 1 de 11

HEMOGRAMA COMPLETO

Alterações morfológicas e tintoriais dos eritrócitos em resultados do exame hemograma (série vermelha ou eritrocítica)

No sangue de uma pessoa saudável, os eritrócitos, quando não agrupados, aparecem como discos homogêneos, circulantes, de tamanho uniforme. Mas podemos ver, mesmo no sangue normal, as células individualmente podem apresentar-se pequenas ou grandes.

Variações no tamanho das hemácias no exame hemograma

No exame de sangue hemograma quando é observado no microscópio uma lâmina de esfregaço com coloração podemos encontrar tamanhos diferentes de hemácias indicando algum tipo de alteração:

Variações na coloração das hemácias no exame hemogramaAnisocitose: Desigualdade de tamanho dos eritrócitos. A anisocitose ocorre pela presença de micrócitos ou macrócitos. ocorre na maioria das anemias; quando em grau acentuado, tanto micrócitos quanto macrócitos podem estar presentes.

• Macrocitose: VCM alto. São células maiores que aquelas normalmente encontradas. Podem ser maduros ou jovens, sendo estes últimos policromáticos, com colorações vitais ou pontilhado basófilo. O predominio desses elementos constitui a macrocitose. A presença de macrócitos hipocrômicos indica a discordância entre a formação celular e o material utilizado para a elaboração da hemoglobina. Os macrócitos podem ter contorno oval ou arredondado, sendo o significado diferente nas duas situações. A macrocitose ocorre associada a reticulocitose, em fumantes, na deficiência de B12, e folatos e em casos de demanda de nutrientes como na gravidez. Os eritrócitos do recém-nascido apresentam acentuada macrocitose quando comparados com os do adulto. Os eritrócitos fetais também são maiores que os do adulto. Discreta macrocitose é uma característica fisiológica da gravidez e também é encontrada em adultos idosos.

• Megalócitos: São eritrócitos maiores que os normais, ovalócitos geralmente, hipercrômicos. A hipercromia distingue os megalócitos dos macrócitos que são normo ou hipocrômicos.

• Microcitose: VCM abaixo de 82 3. São células menores que as normais. São em geral hipocrômicos. É necessário distinguir os micrócitos hipocrômicos dos micrócitos da anemia hemolítica constitucional (microesferocitose hereditária), os quais são normo ou hipercrômicos. Pode ocorrer nas anemias por deficiência de ferro, anemias das doenças crônicas, talassemias e anemias sideroblásticas. Os eritrócitos das crianças sadias são menores que os dos adultos; o tamanho eritrocitário deve, portanto, ser interpretado de acordo com a idade do indivíduo.

As hemácias também podem se apresenta diferentes na coloração devido a hemoglobina, pigmento presente dentro destes eritrócitos.

• Anisocromia: Descreve uma variabilidade excessiva na coloração ou hemoglobinização dos eritrócitos. Na prática significa um espectro de coloração que se estende desde hipocromia até normocromia. A anisocromasia indica situação de mudança , como uma progressão da anemia ferropênica, ou uma resposta ao tratamento, podendo ser encontrada ainda nas terapias pós transfusionais e nas anemias sideroblásticas.

• Hipocromia: Quando a quantidade de hemoglobina está diminuída a área central mais clara do eritrócito se torna maior. O HCM (veja no seu resultado) está abaixo de 27 pg e o CHCM está abaixo de 30%. Qualquer uma das condições que leva à microcitose pode levar a hipocromia, embora em alguns invíduos com traço de alfa ou beta talassemia o esfregaço visto ao microscópio apresenta microcitose sem hipocromia apreciável. Os eritrócitos das crianças sadias são freqüentemente hipocrômicos quando comparados aos dos adultos.

• Hipercromia: Quantidade de hemoglobina está aumentada. Em certas anemias por defeito na membrana do eritrócito, como na esferocitose hereditária ou nas anemias hemolíticas onde se fixam na membrana o complexo antígeno-anticorpo, as células possuem diâmetro menor, porém o conteúdo de hemoglobina é maior e estas apresentam coloração mais acentuada. A CHCM pode estar aumentada, indicando que a hipercromia relaciona-se não apenas a alteração na forma da célula, mas também a um verdadeiro aumento na concentração de hemoglobina. Alguns macrócitos são mais escuros que os normais, e, por isso, hipercrômicos, sem que exista um aumento na concentração de hemoglobina; a palidez central pode estar completamente ausente.

• Policromatofilia: A hemácia apresenta uma cor acinzentada (policromatofilia ou policromasia). É uma combinação da afinidade da hemoglobina por coranates ácidos e da afinidade do RNA por corantes básicos. A presença de RNA residual nas células vermelhas indica que é uma célula jóvem e está no sangue há um ou dois dias. Estas células são maiores que as células vermelhas maduras e podem não ter área central mais clara. A presença de policromatofilia é um dado importante na microscopia do sangue anêmico e deve ser comprovada pela coloração de reticulócitos. Quando os eritrócitos policromáticos são grandes deve-se anotar macrócitos policromáticos. A policromatofilia está presente após o quarto dia de regeneração pós hemorrágica e sempre nas anemis hemolíticas. Quando a medula óssea está com o estroma alterado por proliferação anormal (esclerose, tumores, leucemia, granulomas) pode haver policromatofilia acentuada, sem que isso signifique regeneração eficaz. A ausência de policromatofilia em pacientes com anemia falciforme , ou outra anemia hemolítica, geralmente indica anemia hemolítica induzida pelo parvovírus.

Variações na forma das hemácias no exame hemograma

As hemácias podem apresentar diferentes formas que indicam algum tipo de alteração ou complementa algum outra diferenciação encontrada.

• Poiquilocitose: Alteração na forma das hemácias. Alguns poiquilócitos caracterizam determinadas anemias.

• Eliptócitos: Hemácias elípticas na sua forma. São mais abundantes na eliptocitose hereditária onde a maioria das células são elípticas; isto é uma condição dominante que raramente é associada a anemia hemolítica. Raros podem ser vistos no sangue normal. Aparecem na deficiência de ferro, em alguns pacientes com talassemia, na anemia megaloblástica, na mielofibrose e, ocasionalmente, em anormalidades enzimáticas herdadas.

• Ovalócitos: São hemácias que se apresentam em forma de ovo. Decorrem de defeitos genéticos da membrana. Um pequeno número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com