TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hepatite

Trabalho Escolar: Hepatite. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  3.492 Visualizações

Página 1 de 3

HEPATITE

O nome “Hepatite" é utilizado para designar processos degenerativos no fígado, que podem ter diversas origens.

A Hepatite pode ser causada por patógenos, como os vírus, ou por agentes tóxicos, como o álcool e alguns medicamentos. Dependendo do tipo de hepatite, ela pode representar uma ameaça maior ou menor à saúde humana. Os vírus que atacam o fígado são chamados de hepatovírus.

Eles se reproduzem no interior de células do fígado.

O sistema imunológico do indivíduo contaminado passa a atacar e a destruir os hepatócitos contendo o vírus, dando início a um processo de inflamação no órgão.

Os Sintomas da Hepatite são: Dor e inchaço abdominal; Cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos; Urina escura, com cor de coca-cola; Fezes com cor de tijolo ou cor clara, como massa de vidraceiro; Febre baixa; Coceira em todo o corpo; Náuseas; Vômitos; Emagrecimento sem causa aparente; Mal estar e dor de cabeça. Porém seus principais sintomas incluem a cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos e o seu tratamento vai depender do que originou a doença.

TIPOS DE HEPATITE

Os diferentes tipos de hepatite são: Hepatite A, B, C, D, E, F, G.

Hepatite A: Pode ser transmitida através do contato com água ou alimentos contaminados, por isso é importante a higiene na hora de comer e na preparação dos alimentos.

Hepatite B: É transmitida através do contato com sangue ou secreções contaminadas, por isso a vacinação é importante e pode ser feita na vida adulta caso o indivíduo não tenha sido vacinado na infância.

Hepatite C: É uma infecção do fígado que tem cura quando é descoberta precocemente e o tratamento é feito corretamente. O tempo de tratamento para a hepatite pode ultrapassar 6 meses.

Hepatite Medicamentosa: É aquela causada pela toma exagerada ou inadequada de medicamentos. Neste caso o fígado não consegue metabolizar as toxinas dos medicamentos e inflama gerando os sintomas típicos da hepatite.

Quando o fígado começa a perder suas funções devido à agressão causada pelo vírus, é possível que haja a necessidade de recorrer ao transplante e, o paciente deve ter um acompanhamento médico para o resto da vida. É necessário acompanhar em um primeiro momento, como o paciente reage a um órgão que até então, não era dele. Tem que observar, pois, quando o transplante é realizado em consequência da hepatite B ou da C, o vírus continua circulando no sangue e pode voltar a atacar o fígado. Nesses casos, o controle é o melhor caminho para manter a saúde e a qualidade de vida.

90% dos casos de hepatites não dão sintomas: Elas são doenças silenciosas, apenas 10% dão sinais, como urina escura e pele amarela, por exemplo, e, em algumas situações, inclusive, sinais semelhantes aos de uma gripe.

TRATAMENTO

Não existe tratamento para a forma aguda da hepatite. Se necessário, apenas sintomático para náuseas e vômitos.

O repouso é considerado importante no tratamento da hepatite pela própria condição do paciente.

A utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com