TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hepatites B E C

Dissertações: Hepatites B E C. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 3

Você profissional da área da Saúde, Sabe o que é?

INTRODUÇÃO

O termo hepatite é utilizado para nomear a inflamação aguda ou crônica do fígado. Existem vários tipos de hepatite, dentre esses estão as hepatites virais, ou seja, o agente causador da doença é um vírus. Neste trabalho abordaremos apenas as hepatites do tipo B e C.

As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado, mas têm caráter sistêmico, devido frequentemente afetar outros setores (A. OLIVEIRA LIMA).

O agente causador da hepatite B (VHB) é um vírus DNA, bastante resistente e sobrevive até 7 dias no ambiente na forma infectante. Para este tipo de hepatite, existe vacina eficiente. Já o agente causador da hepatite C (VHC) é um vírus RNA, bem diferente do causador da hepatite B, e possui muitas variações (capacidade de desenvolver mutações) que enganam o sistema imunológico, o que dificulta a fabricação de vacinas .

Tanto a hepatite B como a C podem ser crônicas, e as formas de transmissão também são similares: relações sexuais, transfusão de sangue, materiais perfuro cortantes contaminados, e também após o parto. Vale citar também, o alto risco de contaminação através de alicates de unha. No grupo de maior risco de contrair a doença estão: pacientes transfundidos, usuários de drogas (endovenosas), pacientes que realizam hemodiálise e trabalhadores da área da saúde (Dr. Estéfano G.J., 2003).

É muito importante que os profissionais da área da saúde, adquiram conhecimento necessário sobre a doença, não descuidem da prevenção, e atuem na comunidade promovendo a saúde através da informação.

OBJETIVO:

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o grau de conhecimento dos estudantes e profissionais da área da saúde, no que diz respeito a: prevenção, transmissão, risco de exposição a acidentes e normas de biossegurança; Estimar o percentual dos profissionais com o conhecimento básico sobre a hepatite B e C, e que estão em dia com calendário de vacinação para prevenção da hepatite B.

Mais não é só isso, além de avaliar, também objetivamos através desta pesquisa, detalhar o que realmente é a Hepatite; Qual a diferença entre os tipos B e C; Como são transmitidas; entre outras informações. E fazer um alerta a todos os que estão nas áreas de risco de contágio, como profissionais que precisam lidar com objetos contaminados em seu dia trabalho.

HEPATITE B

O vírus e seus Antígenos:

O vírus da hepatite B é um vírus de DNA de dupla hélice, pertencentes a família Hepadnaviridade. Sua estrutura possui um envoltório lipídico e um núcleo central denso. O envoltório lipídico expressa um antígeno, denominado antígeno de superfície, HBsAG e o núcleo denso possui um outro antígeno, uma proteína, conhecida como HBcAG.

Epidemiologia:

A OMS ( organização mundial da saúde) calcula que cerca de 300 milhões de pessoas estejam cronicamente infectados pelo HBV no mundo, com a faixa etária de 20 a 39 anos.

Modo de transmissão:

O HBV está presente em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com