TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Herpes simple

Projeto de pesquisa: Herpes simple. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O herpes simples é uma doença infecciosa aguda. Com exceção das infecções respiratórias, é, provavelmente, a virose mais comum. Os vírus do herpes simples (VHS ou HSV) apresentam dois tipos distintos: tipo 1 (VHS-I) e o tipo 2 (VHS-II), as infecções pelo herpes simples vírus apresentam-se como desafios, cada vez maiores, para diversas áreas da medicina, por serem dotadas de várias peculiaridades. Dentre elas, cita-se a capacidade do vírus permanecer em latência por longos períodos de tempo, podendo sofrer reativação periódica, gerando doença clínica ou sub-clínica. O vírus do herpes simples determina quadros variáveis benignos ou graves. O tipo-1 é responsável por infecções na face e tronco, e o tipo-2, relacionado às infecções na genitália e de transmissão geralmente sexual. Entretanto, ambos os vírus podem infectar qualquer área da pele ou das mucosas. As manifestações clínicas são distintas e relacionadas, ao estado imunológico do hospedeiro.

O herpes simples é causado pelo Herpesvírus hominus tipo-1. São vírus DNA, da família Herpesviridae. Doença de distribuição universal. De 50% a 90% de adultos têm anticorpos circulantes contra HSV-tipo 1, e 20% a 30% contra HSV-tipo 2.

Já no caso do HSV-II ou vírus do Herpes genital, é possível evitar o contágio através do uso de camisinhas ou preservativos uma vez que essa proteção impede o contato com a área infectada. No entanto, a camisinha nem sempre é eficaz. Dessa maneira, o melhor modo de evitar o contágio seria a abstinência.

De maneira geral, a melhor maneira de prevenir o contágio é evitar o contato íntimo com pessoas com a doença ativa, pois os vírus do Herpes são transmitidos através do contato com feridas ou com objetos onde o vírus estivesse ainda “vivo”.

O vírus sempre está presente na saliva do indivíduo durante a evolução da doença, podendo transmitir-se através de perdigotos e também pelo beijo. Pode provocar também infecção ocular (via aerossóis ou auto-inoculação), porém não consegue atravessar a pele íntegra. O VHS pode sobreviver por 2 horas na pele; por 4 horas em superfícies plásticas e por até 3 horas em tecidos. O vírus quando penetra em um organismo saudável, que não tinha tido contato com o vírus até o momento, ele costuma permanecer em estado de latência. A reativação pode ser estimulada por trauma dos tecidos, estress, imunossupressão, luz ultravioleta, alterações hormonais e infecções.

Uma forma de prevenção muito importante é a vacina, já usada para evitar o contágio da catapora (lembrando que evita somente essa implicação do HSV III, ou seja, é ineficaz para o Zoster).

Vírus Herpes Simples- II (Herpes Genital) – HSV-II

Seu vírus possui DNA como seu material genético.

• É composto por 162 capsômeros que constituem “envelopes” contendo glicoproteínas

virais que se projetam a partir de sua superfície

• Em geral, a primeira infecção é assintomática, ou seja, passa despercebida. Os fatos determinantes para o desenvolvimento dos sintomas e das doenças de cada vírus são a possibilidade de nova infecção ou de uma baixa na imunidade que permitiria a sua replicação.

• Depois da infecção viral, os vírus se propagam para os neurônios sensitivos que inervam os locais primários de replicação. Os nucleocapsídeos virais são transportados junto com os axônios para os corpos celulares neuronais, onde os vírus estabelecem infecção latente. Durante a latência, o DNA viral permanece dentro do núcleo do neurônio, e somente os mRNAs virais associados à latência são sintetizados. Nesse estado, nenhuma proteína viral parece ser produzida, permitindo, assim, que o vírus se esquive do reconhecimento imune.

• A latência pode ocorrer após uma primeira infecção assintomática ou até mesmo após

uma infecção que tenha se manifestado sintomas.

Modos de transmissão

A infecção ocorre por meio de contato íntimo (relação sexual) ou até mesmo por meio de objetos que tenham estado junto à um local contaminado tal como agulhas,

copos e batons. Para que a transmissão por meio de objetos, é necessário que o contato aos locais contaminados tenha sido em pouco tempo pois o vírus da Herpes não resiste muito tempo fora de seus hospedeiros.

• Pode ser transmitido para os recém-nascidos também durante o parto normal quando a

mãe apresenta Herpes genital ativo. 70 % das crianças com Herpes simples de infecção

neonatal nascem de mães assintomáticas.

• Devemos alertar que embora o vírus de tipo II se manifestem em geral na área da genitália, respectivamente, é possível que apareçam em várias áreas do corpo

como na testa, nas costas e até mesmo nos braços e pernas.

• O Herpes pode reaparecer também devido a exposição prolongada ao sol, febre, problemas emocionais, trauma, etc.

Sintomas

Caracteriza-se clinicamente pela formação de vesículas inchadas e brilhantes que

se encontram em geral dispostas em grupos de 5 a 10 ao redor de orifícios tais como o meato uretral, a vulva e o ânus, que com frequência estouram e descamam, porém algumas resultam em ulcerações superficiais cercadas por um infiltrado inflamatório.

- Ainda que a doença do HSV-II no neonato possa ser branda, ela é frequentemente fulminante com linfadenopatia generalizada, esplenomegalia e focos necróticos em pulmões, fígado, adrenais e sistema nervoso central.

- Antes de aparecerem tais vesículas, é possível que haja sensações como ardência,

coceira, dormência e aumento de volume da região.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com