TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histologia e Fisiologia Animal

Por:   •  27/4/2016  •  Seminário  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 3

PRIMEIRO DISPOSITIVO

O órgão vomeronasal (VNO), ou órgão de Jacobson, é um órgão sensorial olfatório auxiliar composto por células basais, de sustentação e células bipolares sensoriais (semelhantes ás do epitélio olfactivo) que é encontrado em muitos animais.         

        O nome órgão Vomeronasal vem do osso vómer (facial) dos animais já em estágio de vida adulto, mais precisamente entre o nariz e a boca, pelo que desenvolve-se a partir do placoide nasal (olfatório), na borda anterior da placa neural.

É o órgão sensorial envolvido na resposta de Flehmen em mamíferos. A sua primeira etapa do sistema olfativo acessório contém neurónios sensoriais que detetam estímulos químicos. Os axónios destes neurónios projetam para o bolbo olfatório acessório, que tem como alvo a amígdala e o núcleo leito da estria terminal, que por sua vez projeta para o hipotálamo. Uma vez que o hipotálamo é um grande centro neuro endócrino (que afeta aspetos da fisiologia e comportamento reprodutivos, bem como outras funções tais como a temperatura corporal), isto pode explicar como aromas influenciam o comportamento agressivo e de acasalamento. Por exemplo, em muitos vertebrados, os sinais nervosos do cérebro passam informações sensoriais para o hipotálamo sobre mudanças sazonais e da disponibilidade de um companheiro. Por sua vez, o hipotálamo regula a libertação de hormonas reprodutivas necessárias para a reprodução. Deve notar-se que algumas feromonas são detetadas pelo sistema olfativo principal.

SEGUNDO DISPOSITIVO

O órgão vomeronasal é usado principalmente para detetar feromonas, mensageiros químicos que transportam informação entre indivíduos da mesma. Tal como acontece com outros sistemas olfativos, as mensagens químicas são detetadas pela sua ligação a recetores acoplados à proteína G. Os neurónios no VNO expressam recetores de três famílias, chamados V1R, V2R e FPR. Os recetores são distintos uns dos outros e da grande família de recetores no sistema olfativo principal. Os estímulos alcançam para o VNO em fase líquida através de um mecanismo de bombeamento; os sinais principais para o VNO são, portanto, não-voláteis e requerem contato físico direto.

TERCEIRO DISPOSITIVO

O VNO é encontrado na base da cavidade nasal. Está dividido em dois, sendo dividido pelo septo nasal, com ambos os lados possuindo um lúmen alongado em forma de C, ou crescente. Ele é englobado dentro de uma cápsula óssea ou cartilaginosa que se abre para dentro da base da cavidade nasal. Os neurónios do recetor vomeronasal possuem axónios que se deslocam a partir do VNO ao bolbo olfativo acessório (MAA) ou, como também é conhecido, o bolbo vomeronasal. Estes recetores sensoriais estão localizados na superfície côncava medial do lúmen crescente. A superfície lateral e convexa do lúmen é coberta com células ciliadas não sensoriais, onde as células basais são também encontradas. No aspeto dorsal e ventral do lúmen estão glândulas vomeronasais, que enchem o lúmen vomeronasal com fluido. Ao lado do lúmen estão os vasos sanguíneos que dilatam ou contraem, formando uma bomba vascular que oferece estímulos para o lúmen. Um duto fino, que se abre para a base da cavidade nasal dentro da narina, é a única forma de acesso para produtos químicos estimulantes. Durante o desenvolvimento embrionário, os neurónios sensoriais vomeronasais formam a partir do placoide nasal (olfatório), na borda anterior da placa neural (nervo craniano zero).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com