TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia e Fisiologia Animal

Por:   •  9/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.033 Palavras (13 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS VETERINÁRIAS

Disciplina: Anatomia e Fisiologia Animal

Professora: Anne Evelyne Franco de Souza

Curso: Agronomia

                                        TRABALHO

SISTEMA ENDÓCRINO

Equipe: José Manoel Ferreira de Lima Cruz

               Lucas Rodrigues Gomes

               Cristiano Oliveira Bonfim

               Samuel Alves Pereira

Areia – PB

01 de Junho de 2016

                                        Introdução

O sistema endócrino evoluiu para permitir a regulação e a coordenação dos processos fisiológicos. O sistema utiliza mensageiros químicos denominados hormônios. O sistema endócrino vem sendo definido como o conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvos sobre os quais atuam.  As funções básicas do organismo são controladas por dois sistemas fisiológicos: O sistema nervoso e o endócrino ou hormonal.

No controle nervoso, a ação é mais rápida, pois é realizada por células especializadas na condução dos impulsos nervosos com grande velocidade, havendo liberação de substâncias (neuro-hormônios) nas sinapses.

No controle hormonal, a ação é mais lenta, pois depende da liberação de pequenas doses de hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas. Os hormônios são liberados na corrente sanguínea e através dela atingem os órgãos-alvo.

Em geral, o sistema hormonal está relacionado com o controle das funções metabólicas do organismo. Alguns efeitos ocorrem em questão de segundos, enquanto outros necessitam de inúmeros dias, semanas ou anos.

Tal trabalho objetivou-se estudar e demonstrar os conhecimentos do sistema endócrino em animais domésticos.

                          Desenvolvimento

1.0 Sistema Endócrino

O Sistema Endócrino é constituído por diversas glândulas e tecidos que secretam substâncias químicas responsáveis pelo controle da maioria das funções biológicas. As substâncias secretadas são chamadas hormônios (hormao = excitar) que atuam em tecidos alvos ligando-se a receptores específicos. As glândulas que os secretam são chamadas glândulas endócrinas e seus produtos de secreção são veiculados pela corrente circulatória. Assim as glândulas endócrinas, através da secreção de seus hormônios, são responsáveis pelo crescimento, funcionamento e regulação de vários órgãos, incluindo a maioria das características morfológicas masculinas e femininas, atuando inclusive no comportamento dos indivíduos. Assim dizemos que os hormônios são os responsáveis pela manutenção da homeostase, isto é do equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo animal.

A atividade do sistema endócrino é regulada por mecanismo de "feedback” ou retro-controle. O "feedback" é denominado "feedback negativo" quando a concentração do hormônio secretado por uma glândula atinge uma concentração acima do necessário ocorrendo interrupção da secreção deste hormônio e a consequente interrupção deste circuito de ação. O "feedback" é denominado "feedback positivo" quando a concentração de um hormônio é baixa e há necessidade de a glândula secretá-lo para que uma determinada atividade fisiológica possa ser desenvolvida.

Outros tipos de sistema de controle utilizam substâncias químicas que não são de transportadas no sistema vascular para influenciar a atividade de células distantes, estes sistemas que servem como meio de integração local entre duas ou mais células são os seguintes:

Efetores parácrinos: nos quais os mensageiros se difundem através do líquido intersticial, geralmente para influenciar células adjacentes; se o mensageiro atua nas células que o originam, a substância é chamada de efetor autócrino.

Neurotransmissores: que afetam a comunicação entre neurônios ou entre neurônios e a célula-alvo; as substâncias são limitadas quanto à distância percorrida e à área da célula influenciada.

Efetores exócrinos: tais como hormônios produzidos pelo pâncreas, que são liberados no trato gastrointestinal.

O sistema endócrino tem como principais funções, regular o (...) através dos seguintes hormônios:

• Metabolismo: -Energético: Insulina, Glucagon, Cortisol, Adrenalina, Tireódico e Hormônio de crescimento.

                                     -Mineral: Paratireóideo, Calcitonina, Angiotensina e a Renina.

• Crescimento: Hormônio de crescimento, tireóideo, insulina, estrógeno e andrógenos (os últimos hormônios são reprodutivos). 

• Reprodução: Estrógeno, andrógenos, progesterona, luteinizante (LH), folículo-estimulante (FSH), prolactina (PRL) e a ocitocina. 

O sistema endócrino possui diversas funções, porém as citadas anteriormente são as principais.

2.0 Sistema Endócrino x Sistema Nervoso

O sistema endócrino interage com o outro principal sistema regulador, O sistema nervoso, que coordena atividades que requerem controle rápido. (Estão interligados em seus processos de controle fisiológico).

        • Interação Estreita: O reflexo na qual a sucção causa a liberação do leite. A sucção inicia a transmissão de impulsos nervoso da glândula mamária para o hipotálamo. Os neurônios neurossecretores dentro dos núcleos supra-óptico e paraventricular são estimulados para sintetizar octocina. A ocitocina é transportada ao longo dos axônios e liberada da terminação nervosa na hipófise e posterior no sistema vascular sanguíneo. Depois é transportada para a glândula mamária, onde provoca contração das células mioepitelias que circundam alvéolos. Isto resulta em um movimento do leite até as grandes cisternas adjacentes às tetas, e subsequentemente, para as tetas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com