TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOLOGIA ANIMAL

Trabalho Universitário: FISIOLOGIA ANIMAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

FISIOLOGIA ANIMAL

FORTALEZA 27/09/2012

1. A tireoglobulina é uma glicoproteína que é armazenada no colóide e agem como molécula pró-hormônio na síntese de T3 e T4. Após sua formação, T3 e T4 são armazenados no colóide dos folículos sob a forma de tireoglobulina. Na membrana apical da célula há microvilosidades que captam tireoglobulina por endocitose e a colocam para dentro das célula folicular.

2. O paratormônio atua sobre as células do tecido ósseo, aumentando o númerode osteoclastos promovendo a absorção da matriz óssea calcificada. Além de elevar o cálcio, o paratormônio reduz a taxa de íon fosfato no plasma. Este efeito é conseqüência de um aumento da perda de fosfato na urina. O paratormônio diminui a absorção de fosfato do filtrado glomerular pelos túbulos do néfron aumentando a eliminação de cálcio. As principais ações da calcitonina residem na capacidade de inibição do recrutamento e maturação de osteoclastos, diminuindo a ação sobre a reabsorção óssea. A calcitonina age nos rins aumentando a excreção urinária de cálcio, fosfato, magnésio, sódio, potássio e, em certas espécies, cloreto, reduzindo a reabsorção destes elementos, e induz a produção de calcitriol.

3. A vitamina D desempenha papeis importantes tanto na absorção como na deposição de osso. A administração de quantidades extremas de vitamina D promove a absorção de osso. Por outro lado, na ausência desta vitamina, o efeito do paratormônio produzindo absorção óssea fica muito reduzida. Portanto, é possível, se não provável, que o paratormônio funcione nos ossos da mesma maneira que o rim e no intestino – ou seja, ocasionando a conversão da vitamina D em 1,25 – diidroxicolecalciferol, que por sua vez, atua causando absorção óssea.

4. No metabolismo dos carboidratos, os glicocorticóides estimulam a produção de glicose a partir de outras substâncias (ex: proteínas). O resultado disso é uma maior quantidade de aminoácidos no sangue que se dirigem ao fígado para serem convertidos em açúcar e um aumento da reserva de energia no fígado. A principal fonte de não carboidrato para a formação de glicose é a fonte lipídica.

5. Por que a aldosterona estimula a bomba de sódio-potassio ATPase no túbulo coletor distal proporcionando maior reabsorção de sal, aumentando a concentração de sódio no sangue, causando um aumento do volume do LEC.

6) Os feromônios, encontrados em diferentes espécies, pode induzir atividades comportamentais diferentes. Desse modo, os feromônios podem ser classificados de acordo com a função que desencadeiam nos indivíduos receptores da mensagem, incluindo: sexual, agregação, alarme, trilha, territorialidade, oviposição, dispersão, entre outros. Os feromônios podem ser utilizados no controle de pragas. Por monitoramento da praga, através de feromônios sexuais, fornecendo elementos para que se possa decidir quando, onde e quanto aplicar o inseticida. A técnica emprega armadilhas contendo quantidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com