TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Arte

Ensaios: Historia Da Arte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

O Renascimento foi um movimento cultural/científico que ocorreu na Europa, marcando a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, aproximadamente entre o século XIV e meados do século XVI. Esta nomenclatura foi empregada por conta da revalorização dos ideais da Antiguidade Clássica, que levou a pensamentos mais humanistas, inclusive durante o período a busca da ligação entre o homem e o divino continuou, mas agora a ferramenta utilizada era a razão, pois exercitar o questionamento era uma forma de explorar um dos dons concedidos por Deus. Na Arte dava-se muita importância às ações humanas do cotidiano e aos detalhes mais sutis do corpo e das expressões, traços que remetem ao Classicismo. Apesar das características mencionadas estarem ligadas a todas as esferas da Sociedade, como: economia, política e religião, o termo Renascimento usualmente é utilizado para mencionar o pensamento artístico.

O Renascimento surgiu na região italiana da Toscana, principalmente nas cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental, concomitante ao desenvolvimento da imprensa, porém a Itália se firmou como referência.

A questão econômica da época também influenciou muito a Arte, visto que poderosas famílias burguesas movidas pelos ideais individualistas dos primórdios do capitalismo, como os Médici e os Sforza, eram responsáveis pelo profissionalismo dos artistas, patrocinando-os. Tal fato possibilitou a abrangência das obras, que se acumulavam ao longo dos anos e acabaram sendo divididas em Trecento, Quatrocento e Cinquecento. Durante o período Trecento temos como destaques Petrarca e Alighieri, no Quatrocento temos Leonardo da Vinci e o holandês Erasmo de Roterdã, enquanto no Cinquecento o movimento já havia se espalhado pela Europa, destacando-se Gil Vicente e Luís de Camões em Portugal e Albercht Dürer e Hans Holbein na Alemanha, além do campo científico com o surgimento da teoria heliocêntrica defendida por Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Giordano Bruno.

A arquitetura buscava a ordem e equilíbrio, um exemplo é a igreja de San Pietro, em Roma. Os artistas deixaram de lado a grandeza das catedrais góticas e focaram na Proporção Áurea, o que fazia com que o observador conseguisse interpretar a obra da melhor forma independente do ângulo que ele a apreciasse.

Na pintura, utilizando de técnicas ainda desenvolvidas na arte Gótica, os artistas aprimoraram o uso do realismo, da perspectiva e do claro e escuro, utilizando os princípios da matemática, da geometria e do volume. A pintura se aproximava do realismo, ao ponto que cada artista possuía seu estilo e individualidade e não estavam presos às regras como os artistas da Idade Antiga.

Rafael: A Escola de Atenas, 1509. Vaticano

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »