TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A arte na pré-história

Ensaio: A arte na pré-história. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  Ensaio  •  3.165 Palavras (13 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 13

A arte na pré-história (a arte dessa época é chamada de rupestre do latim rupes rocha)

Na idade da pedra podemos considerar os seguintes períodos:

Paleolítico ( ou “idade da pedra lascada” porque as armas e os instrumentos de pedra produzidos pelos grupos humanos eram “lascados” para adquirir borda cortante, do surgimento do ser humano até cerca de 12 mil anos atrás.São do paleolítico que veio as primeiras manifestações da arte. Como as pinturas encontradas nas cavernas de Chauvet e Lascaux, na França e de Altamira na Espanha.

Os primeiros desenhos a ser feito eram mãos que eram sobrepostas em pedras e sopravam tintas a usando ossos de boi. Isso era usado para demarcar território. Um ser humano vivia ali. Somente muito tempo depois de dominar essa técnica os paleolíticos começaram a desenhar e pintar animais.

Nas pinturas rupestres eles pintavam os seres de como os viam de determinada perspectiva, ou seja, produzia a natureza tal qual sua visão capitava. Essas pinturas eram feitas no mais fundo da caverna, aonde só o xama conseguia chegar e tinham uma intensão religiosa/satânica como se fosse um ritual, talvez eles acreditassem que se ao pintar a imagem do animal nas rochas o aprisionaria e teria poder sobre ele. Outro aspecto que chama atenção nessas pinturas é a capacidade do artista de interpretar a natureza.

Nas pinturas rupestres, os seres humanos das cavernas utilizavam óxidos minerais, ossos carbonizados, carvão, vegetais e sangue de animais. Os elementos sólidos eram esmagados e dissolvidos na gordura dos animais. Como pincel eles utilizavam inicialmente os dedos, mas a indícios que algum tempo depois eles produziam pinceis com penas e pelos.

Usavam estatuetas como amuletos para dominar o espíritos dos animais e trazer sorte.

Xamã era o artista da época e o curandeiro, tinha contato com o mundo espiritual.

Usavam também potes de barros com gordura de animais para por fogo na palha e fazer durar por mais tempo o fogo aceso, assim o xamã poderia pintar durante o tempo que ficava ali (geralmente dois/três dias)

Então não tinha um OBJETIVO em si as pinturas, eram aleatórias e não tinham um valor para eles a não ser o aprisionamento das almas. Objetivo ritualístico. No modo “raios-X” eleas desenhavam não só os animais mais suas partes internas. As pinturas de raios-X não tinham funções ritualísticas, ficavam pra fora da caverna e era vista como amuleto de sorte, mas não se pode saber ao certo seu real objetivo.

O artista paleolítico também fez esculturas, nelas, nota-se o predomínio das figuras femininas, entre essas esculturas destaca-se a vênus de willendorf. Essa escultura tem alguns aspectos como: a cabeça sem diferenciação evidente em relação ao pescoço, os seios volumosos , o ventre saliente, as grandes nadegas.

Neolítico: ou “idade da pedra polida” porque nele se desenvolveu a técnica de produzir armas e instrumentos com pedras polidas por atrito, que as tornava mais afiadas. De 12 mil até 6 mil anos atrás.

Nessa época houve a chamada Revolução Neolítica: o inicio da agricultura e da domesticação de animais, que permitiu ao homem a substituição da vida nômade, por uma vida mais estável, houve um rápido aumento populacional e o desenvolvimento dos primeiros núcleos familiares, além da divisão do trabalho nas comunidades.

Criou técnicas como a da tecelagem e a da cerâmica e construiu as primeiras moradias, comeu a trabalhar metais. O poder de observação e os aguçados sentidos do caçador-coletor do paleolítico deram lugar á atividade mental e reflexiva do camponês do Neolítico.

O estilo naturalista foi substituído pro um estilo mais simples e geométrico. O ser humano passou a ser representado em suas atividades cotidianas e coletivas.

Com o tempo levou a criação de figuras cada vez mais leves, ágeis, pequenas e com poucas cores. Com o tempo se reduziram a traços e linhas muito simples mais capazes de transmitir sentido a quem as via. Dela surgiria depois a primeira forma de escrita: a escrita pictográfica no qual os seres e as ideias são representados por desenho.

Idade dos metais: Nessa idade o ser humano já havia dominado a produção do fogo. Assim podendo trabalhar os metais e produzindo peças muito bem feitas. Esculturas de metas foram encontradas sobre tudo na Escandinávia e na Sardenha. Com representações ricas em detalhes.

A arte no Egito

Desenvolvidas a Margem do rio Nilo na África, a civilização egípcia foi uma das mais importantes da antiguidade.

Tudo no Egito era orientado pela religião, para os egípcios, eram as práticas rituais que asseguravam a felicidade nesta vida e a existência depois da morte. A religião permeava toda a vida egípcia, justificando a organização social e politica, determinando os papeis das classes sociais e orientando toda a produção artística.

Os egípcios consideravam a vida após a morte mais importante que a vida terrena, assim desde o inicio a arte egípcia concretizou-se nos túmulos e nos objetos, como estatuetas e vasos deixados junto aos mortos.

As tumbas dos primeiros faraós eram replicas da casa em que moravam, já as pessoas sem posição social de destaque eram sepultadas em construções retangulares, simples as mastabas( a palavra mastabas significa banco) pois a distancia desse tipo de tumulo lembra um banco de pedra ou lama. Eram construídas com pedra calcaria ou tijolos de barro. A câmara mortuária era localizada bem abaixo da base, ligando-se a ela por uma passagem em forma de poço.

Antigo império- Esse período restaram importantes monumentos artísticos, erguidos para ostentar a grandiosidade e a imponência do poder politico e religioso do Faraó. A pirâmide de Djoser é provavelmente a primeira construção de grandes proporções.

As obras mais famosas, porém, são as pirâmides de Gizé, construídas por ordem de três importantes faraós do Antigo Império: Quéops, Quéfren e Miquerinos. Nenhuma dessas pirâmides contém argamassa (mistura de areia e água com um aglutinante, como cal ou cimento, utilizada no assentamento de tijolos blocos de construção). Eram também construídas esfinges, figuras fantásticas, por exemplo, com corpo de leão e cabeça humana, cuja finalidade era guardar os túmulos.

Como a arte egípcia estava diretamente ligada a religião obedecia uma série de padrões e regras, o que limitava a criatividade ou a imaginação pessoal do artista. Entre as regras seguida destaca a de frontalidade que diz: a arte não deveria apresentar uma reprodução naturalista, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com