TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Arte

Trabalho Universitário: Historia Da Arte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

A ARTE PRÉ-HISTÓRICA NA SERRA DA CAPIVARA – REGISTROS E INTERPRETAÇÃO

A área do Parque Nacional Serra da Capivara está localizada no Sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Onde preserva cerca de 1.223 sítios arqueológicos e paleontológicos com arte rupestre, dos quais 922 com pinturas, 218 com pinturas e gravura e 83 só com gravuras, cujos dados permitem uma compreensão mais clara da Pré-história brasileira.

A região do Parque Nacional Serra da Capivara, entre 440 e 360 milhões de anos, foi coberta pelo mar Siluriano-Devoniano, limitado ao sul pelo escudo cristalino do Pré-Cambriano. Por volta de 225 e 210 milhões de anos, um movimento tectônico de grande porte que iniciou a abertura do Atlântico sul, fez levantar o fundo do mar, criando a serra, formada por rochas sedimentares, arenitos e conglomerados. As chuvas esculpiram o relevo.

A paisagem atual da região do Parque Nacional da Serra da Capivara é formada por planaltos ou chapadas, morros, serras, serrotes e planícies. Estas várias formas de relevo que podem ser observadas, são o resultado de transformações ocasionadas ao logo do tempo. Estas formações são de idades muito antigas e são formadas por vários tipos de rochas e minerais. Da planície brotam enormes cuesta e formações rochosas típicas como a Pedra Furada e o Arco do Triunfo. Quebrando os tons monocromáticos e a vegetação rasteira da região, encontram-se alguns trechos de mata exuberante. Ainda encontram-se uma chapada, na Serra da Gurguéia, e os peculiares caldeirões, depósitos naturais de água das chuvas, escavados nas rochas.

O ecossistema predominante é a Caatinga. Nela, as plantas perdem as folhas durante o período de seca. Nas áreas mais altas, predominam os angicos. Nas baixas, o umbuzeiro e o juazeiro, que não perde as folhas, além dos cactos. Entre os mamíferos, está o tatu, a cutia, o mocó e a preá. Alguns felinos já foram observados nas matas úmidas. Muitos lagartos, iguanas e ofídios espalham-se pelo parque. Periquitos, papagaios, araras-vermelhas e a águia-chilena representam uma das 208 espécies de aves. O clima do Parque é característico do sudeste do Piauí com uma temperatura média anual de 28° C. O mês mais frio é junho, com temperatura média de 25°C, máxima de 35°C e mínima de 12°C. Na Serra da Capivara as noites são mais frias, com mínimas próximas a 10°C. O período das chuvas é entre outubro e novembro é também o período mais quente do ano. As chuvas em geral são de curta duração e extremamente localizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com