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Historia Da Arte E Design

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Por:   •  9/11/2014  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  594 Visualizações

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História da Arte e do Design

O resumo é uma mera base pra você ter noção do que é mais importante ressaltar, porém não para por ai. História da Arte é 90% imagética. Não adianta ler e não procurar pinturas e artes gráficas de cada movimento.

Introdução à História da Arte e do Design

“A realidade atual é conhecida demais para se encaixar na visão estreita de uma única pessoa.”

- Rafael Cardoso

• A ação de escrever uma história envolve fatos.

• Fatos que são descritos por meio de relatos.

• Relatos que são ditos por várias testemunhas.

• Muitas testemunhas, muitas visões sobre o acontecido.

• Distorções dos fatos.

É ai que entra um historiador. O historiador irá interpretar e construir sua visão sobre os fatos. Após feito, são selecionados uma série de fatos, que por fim, terão uma avaliação de sua importância.

“Toda versão histórica é uma construção e portanto nenhuma delas é definitiva.”

-Rafael Cardoso

Embora se trate de assuntos passados, toda a versão histórica é escrita no presente. E no futuro pode-se descobrir mais sobre um movimento, estilo, artista, com isso a versão de antes é ultrapassada e terá de ser revista.

Por exemplo, as pirâmides do Egito. Antes elas tinham apenas o propósito de velar seus faraós. Eram apenas túmulos. Hoje é motivo de admiração, hoje é arte.

Qual a diferença de arte e design?

É meio difícil diferenciar. Há quem discorde que exista uma diferença, porém, em tese, o design é uma atividade que precisa de um projeto. Há esboços, modelos, é tudo planejado. Já a arte é expressão, você se põe nos seus quadros, desenhos. Ela não é objetiva, ela explora um conteúdo e tem um caráter experimental.

O design não é tão “livre” quanto a arte, mas por causa de sua questão estética (estética – percepção – ligado aos sentidos do ser humano), ele acaba se tornando artístico.

Romantismo e Neoclassicismo (XVIII e XIX)

Se opõem e se completam.

Romantismo

• Homem em seu estado natural

• Individualismo do ser

• Caça a pureza e a inocência

• A criança e o jovem valorizados

• Interesse pelo exotismo e o indianismo

• Folclore, nostalgia ao primitivo

• Noturno – incógnita (desconhecido)

• Psicologia, sociologia

• Espontaneidade, inspiração instantânea

• Paisagens: solitárias, melancólicas, selvagem se comparadas aos clássicos serenos. O homem se refere a natureza modificando-a, corrigindo-a, adaptando-a aos sentimentos humanos e às oportunidades de vida social.

• Sentimento de infinito (a forma não pode fechar – nos quadros românticos não se vê todos os personagens e as cenas inteiras, não tem uma “independência” de cada elemento)

• Contrastes fortes (a luz não se distribui em todo o quadro)

• Captura fugaz – instante, captura o momento

Neoclassicismo

Adotar como modelo formas clássicas, porém a arte clássica é dada como um “protótipo” da arte, então é afirmado que o neoclassicismo era uma fase de processo de formação da concepção romântica.

• Equilíbrio, ordem harmônica, proporção, disciplina, simetria

• Objetividade

• Serenidade, lucidez

• Natureza concebida pela razão (regidas por leis)

• Universo humano, o comum, o cotidiano, o social (diferente do romantismo que é singular)

• Diurno (luminosidade)

• Arquitetura: neoclassicismo é mais importante na arquitetura do que nas pinturas. Monumentos extravagantes e acontece a divisão entre arquiteto e engenheiro.

Revoluções Francesa e Industrial e a Arte

Revolução Francesa - Napoleão

• Sentido ético desperta. (conflito liberdade e dever)

• Universalismo: Difunde em toda a Europa com o Império Napoleônico.

- Gera crise!

- Problemática nova

- Nações precisavam se encontrar em sua história e sentimento do povo

Revolução Industrial (início Reino Unido: XVIII, mundo: XIX)

• Mudanças tecnológicas com grande impacto no processo produtivo em níveis econômicos e sociais.

• Agricultura superada (não totalmente)

• Máquina substitui o homem (não totalmente)

• Nova relação entre capital e trabalho

• Divisão do trabalho

• Relações entre nações

• Artes Gráficas passam a desempenhar um papel importante na comercialização da produção fabril

• Cultura em massa

Como foi possível essa globalização?

Foi possível por causa de:

• Liberalismo econômico

• Acumulação de capital

• Série de invenções (motor a vapor, etc)

• Capitalismo como principal sistema econômico

Porque foi na Inglaterra?

• Grã-Bretanha: reservas de ferro e carvão (materiais muito usados neste período)

• Mão-de-obra

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