TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE HISTÓRIA: ARTE SEM VOZ

Seminário: LISTA DE HISTÓRIA: ARTE SEM VOZ. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Seminário  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

FICHAMENTO DO LIVRO - CONTAR HISTÓRIA: UMA ARTE SEM IDADE

Referência bibliográfica

COELHO, Betty. Contar história: Uma arte sem idade. 10ed. São Paulo: Ática, 1999.

Resumo: A autora cita a experiência vivida por ela na sala de aula durante um estágio do magistério onde precisava chamar a atenção das crianças então teve a ideia de começar a contar história. Percebeu que as crianças gostavam muito e se interessavam então resolveu ensinar as técnicas a partir desse livro. (p.9) Para ela, contar história é uma arte que alimenta a imaginação e ajuda a resolver conflitos.

Escolha da história

A história deve ser escolhida de acordo com a faixa etária e interesses da criança. Às vezes leva-se um tempo pesquisando para encontrar a história adequada que atenda ao interesse dos outros. (p.13). A história é uma fonte de prazer, mas para ter sucesso o narrador deve ter a elaboração de um roteiro que interliga vários fatores principalmente a faixa etária do público, porque cada etapa exige uma elaboração diferente.

O estudo da história

A autora apresenta o quanto é importante o narrador estudar a história, captar a mensagem que nela está explícita, o essencial deve ser contado na íntegra e nos detalhes do narrador pode usar a imaginação e a criatividade. (p.22). A história deve conter seus elementos essências, o mais importante é a introdução, está deve ser curta e conter as informações necessárias sobre o conteúdo da história, depois vem o enredo e por fim a conclusão essa pertence aos ouvintes.

Formas de apresentação da história

Deve escolher a melhor forma ou recurso adequado para apresentar uma história os recursos podem ser: simples narrativa, com auxílio de livros, uso de gravuras, flanelógrafos, e desenhos. Cada recurso tem suas vantagens e requer uma técnica especial. (p.31)

A narração da história

Além de técnicas didáticas o narrador precisa ter naturalidade par contar a história. (p.50). A duração da história depende da faixa etária e do interesse do ouvinte. (p.54). O narrador deve se expressar numa voz definida, tem de saber modulá-la de acordo com o que está contando, deve ter clareza, intensidade e saber o que vai acontecer até o fim da história.

Atividades a partir da história

A história funciona como um agente desencadeador de criatividade, inspirando cada pessoa a manifestar-se, expressivamente, de acordo com sua preferência. Baseado nas sugestões o enredo oferece vários tipos de atividades: a dramatização, pantomima, desenhos, recortes, modelagem, dobraduras, criação de textos orais e escritos, brincadeiras, construção de maquetes. A história não termina quando chega ao fim, ela permanece na mente da criança, que incorpora como um alimento de sua imaginação criadora (p.59).

Conclusão

A partir da leitura feita do livro Contar história: uma arte sem idade. Percebi que contar história é muito bom, que enriquece a memória da criança, que uma história bem contada à criança guarda para vida toda e tira dela ensinamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com